ACT IGES-DF: SindEnfermeiro participará de reunião para discutir acordo dos enfermeiros

Publicada em 9 de fevereiro de 2022

Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF

A presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, se reunirá com a presidente interina Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), Mariela de Jesus, na próxima quinta-feira (10), para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos enfermeiros do instituto. O encontro também contará com a presença SindSaúde-DF e será realizado no Espaço Rosa na unidade do Hospital de Base.

Com ACT vencido desde setembro de 2020, o SindEnfermeiro tem lutado há quase dois para aprovar um novo acordo, no entanto, por conta das constantes mudanças na diretoria do instituto não existe avanço nas tratativas.

Luta do sindicato

Em março de 2021 o sindicato entrou com pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) para que o IGESDF se propusesse a discutir os termos da renovação do acordo. No entanto as negociações não avançaram por conta das mudanças na gestão do instituto.

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, é preocupante não haver uma mediação com os profissionais. “As trabalhadoras e os trabalhadores não têm culpa das dificuldades que o IGES enfrenta. Inclusive a manutenção das clausulas sociais do acordo não foram mantidas. É necessário que essa situação seja resolvida, especialmente por conta desse momento que a Enfermagem sofre tanto”, pontua Dayse.