SindEnfermeiro vai ao MPT para forçar negociações de acordo coletivo do IGESDF

Publicada em 30 de março de 2021

Foto: reprodução da internet/Google imagens

O departamento jurídico do SindEnfermeiro-DF entrou ontem (29) com pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) para que o Instituto de Gestão Estratégica do DF (IGESDF) se proponha a discutir os termos da renovação do acordo coletivo de trabalho (ACT) das enfermeiras e enfermeiros do Instituto.

A medida foi tomada após o sindicato tentar, sem sucesso, negociar junto ao IGES para a atualização do acordo – que está sem vigência desde setembro de 2020. Com isso, o instituto será convocado em breve para comparecer às audiências de conciliação e negociar o ACT.

De acordo com a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, o período de transição entre as gestões dificultou ainda mais o processo. Ela ainda relembrou que o acordo coletivo é também uma forma de resguardar os trabalhadores e o próprio instituto.

“Nós precisamos sentar o quanto antes para negociar o acordo, que inclusive já foi prorrogado anteriormente. Essa é também uma forma de valorizar os colaboradores e diminuir as perdas em serviço. Além disso, o nosso objetivo com o acordo é de não apenas garantir o reajuste pecuniário, como também manter e até ampliar as cláusulas sociais previstas no documento”, afirmou.

Promessa de renegociação salarial

O acordo com a antiga gestão – que estabelecia a prorrogação do acordo coletivo de 2019/2020 – foi uma maneira de manter as cláusulas sociais previstas no documento, e que corriam o risco de serem extintas na ocasião. No entanto, o instituto havia se comprometido a renegociar as bases salariais no início de 2021 – o que não foi feito.

Com a mudança de gestão no início do ano, o sindicato retomou as negociações para estabelecer um novo acordo coletivo para os trabalhadores da Enfermagem, mas não retornou nenhuma das solicitações feitas nos últimos meses.