SindEnfermeiro encaminha TAC ao IGESDF

Publicada em 8 de julho de 2020

Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) encaminhou no início da semana um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) com sugestões para melhoria no atendimento ao pacientes e aos trabalhadores que estão na linha de frente contra a Covid-19.

A ideia da criação do TAC surgiu e foi apresentada na última reunião entre SindEnfermeiro e o presidente do IGESDF, a gerente-geral de recursos humanos e superintendentes de todo o Instituto.

O documento foi elaborado em conjunto com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-DF), e enviado após inúmeras denúncias feitas por profissionais do instituto. O TAC encaminhado pelo SindEnfermeiro não tem a obrigatoriedade de cumprimento como um TAC enviado pelo Ministério Público, no entanto, ele serve como sugestão à entidade, indo de encontro com a postura propositiva que o sindicato toma.

Os ajustes solicitados pelo documento estão divididos em ponderações que dizem respeito a todas as unidades geridas pelo IGESDF, as Unidades de Ponto Atendimento (UPAs), ao Hospital de Base e ao Hospital Regional de Santa Maria.

Entre as sugestões estão estabelecer fluxo de atendimento aos pacientes sintomáticos respiratórios nas unidades de pronto atendimento, buscar a abertura de uma enfermaria no Hospital de Base em um único andar para internação transitória de pacientes estáveis com diagnóstico de Covid-19.

O documento também pede que o IGESDF fiscalize e garanta alimentação de qualidade aos trabalhadores, que a enfermagem participe, tenha autonomia e direito de assento e voz no Conselho Gestor e comissões decisivas (como comissões para enfrentamento da Covid-19.

Além de garantir o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) aos profissionais de enfermagem, Utilizar como referência para dimensionamento de enfermagem na assistência ao paciente com Covid-19 no contexto da pandemia o parecer normativo 2/2020 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Confira aqui o TAC completo e todas as sugestões que ele traz.