ISONOMIA SALARIAL: SindEnfermeiro reúne categoria em assembleia para debater estratégias de ação e mobilização

Publicada em 3 de abril de 2024

Na noite de ontem (02), o SindEnfermeiro-DF promoveu assembleia junto à categoria para debater as estratégias de luta pela Isonomia Salarial dos enfermeiros da SES. Dezenas de profissionais atenderam ao chamado do sindicato e compareceram ao Clube da Saúde para dar sugestões, tirar dúvidas e entender os detalhes da luta travada nos últimos anos pela isonomia.

A assembleia foi conduzida pelo presidente Jorge Henrique, pela vice Ursula Nepomoceno, e pelos diretores Marcio da Mata e Nayara Jéssica – contando ainda com a participação da deputada Dayse Amarilio (PSB), e da presidente da ABEn-DF, Karine Afonseca.

Como principal encaminhamento da assembleia, foi decidido que será criada uma comissão permanente de ações voltadas para a luta pela isonomia – desde o trabalho de base junto à categoria até a realização de atividades e manifestações, bem como apoio nas estratégias políticas de negociação com o governo.

Momento é propício para retomar luta

O presidente do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, afirmou que “o momento de lutar pela isonomia é favorável e os enfermeiros do DF já mostraram que são bons de luta, sendo inclusive inspiração para as lutas em outras unidades da federação. É preciso retomar a nossa agenda de ações com toda força, e vai ser com a voz de cada enfermeira e enfermeiro, nas ruas e nos espaços de poder, que vamos chegar ao nosso objetivo”, afirmou.

Jorge afirma ainda que, “de todas as razões que temos para lutar pela isonomia, a principal delas certamente é o fato de que hoje, os enfermeiros são os principais responsáveis pela assistência à população”.

E completou: “quem diz isso são os números disponibilizados pela própria SES, que apontam para mais de 600 mil atendimentos feitos por enfermeiros no período de 1 ano. Promover a isonomia é reconhecer a importância desses profissionais que hoje são o carro-chefe da secretaria – principalmente na APS”.