Dia Internacional da Mulher

Publicada em 8 de março de 2024

8 de março de luta – Dia Internacional da Mulher, é uma data histórica de lutas e conquistas das mulheres ao longo de décadas. O mês é de comemoração, mas também vale lembrar que ainda há medidas efetivas a serem implementadas para garantir às mulheres condições de vida digna, representatividade, igualdade salarial, de direitos e de oportunidades.

No 8 de Março, o SindEnfermeiro-DF homenageia as mulheres, em especial as enfermeiras, que correspondem a 84% dos profissionais, pelo trabalho desenvolvido na área da saúde e pelo protagonismo e coragem para enfrentar e controlar doenças, epidemias e pandemias que o Brasil vem enfrentando.

Os esforços das enfermeiras são fundamentais para o bom funcionamento da saúde pública e privada no Brasil. Elas lideram a equipe de enfermagem, ministram dosagem de remédios, realizam a triagem, coordenam a equipe multidisciplinar, fazem atendimentos e são responsáveis pela coleta de dados que formulam políticas públicas e influenciam a vida de toda a sociedade. Além de cuidarem de todas as mulheres, desde da gestação até a terceira idade, em todos os momentos.

Temos a consciência de que, apesar da profissão ser tão importante, ainda há uma luta muito grande em torno da valorização e reconhecimento do trabalho exercido pela categoria. Por isso, neste dia, a entidade reitera mais uma vez o seu compromisso pela isonomia salarial, por melhores condições de trabalho e por mais nomeações. Reafirma também a luta contra a violência contra a enfermagem, contra a privatização, contra o racismo, contra a LBTfobia, contra o machismo e pela implantação do piso salarial conforme previsto na Lei 14.434/22.

Nesta data, prestamos nossas homenagens às mulheres pela bravura, coragem e força que sempre tiveram para lutar por uma sociedade mais justa, contra o genocídio, a violência contra as mulheres e por um SUS de qualidade e mais acessível.

Enfermeiras, feliz Dia Internacional das Mulheres.