NOTA DE SOLIDARIEDADE: Enfermeira da rede privada é agredida por acompanhante em hospital de Taguatinga

Publicada em 21 de fevereiro de 2024

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem por meio de nota manifestar sua solidariedade à enfermeira Clésia Coelho, agredida por uma acompanhante de paciente enquanto cumpria sua jornada de trabalho em um hospital privado de Taguatinga.

A enfermeira, que prestou queixa na 21ª Delegacia de Polícia da cidade após o ocorrido, foi acusada repetidamente em tom de deboche pela agressora de “não estar trabalhando”, e sofreu agressões físicas que lhe causaram um pequeno corte com sangramento no nariz. Ainda de acordo com a profissional, o hospital se prontificou a prestar a assistência necessária.

Apesar da resposta rápida do hospital, é importante ressaltar casos como esse não são coincidência ou fatos isolados, e sim a consequência de problemas que são uma realidade na grande maioria das redes de saúde privada – como a demissão em massa de enfermeiros para não cumprir a lei do Piso Salarial, a precarização do trabalho com jornadas exaustivas e até mesmo a substituição do enfermeiro por outros profissionais sem a capacitação necessária.

Além disso, é preciso que se coloque em debate a segurança – e a importância do bem-estar dos trabalhadores dentro das unidades de saúde.

O SindEnfermeiro reafirma seu compromisso em defender e lutar pela dignidade e respeito dos profissionais que fazem a nossa categoria – e coloca todos os seus canais de contato à disposição para receber denúncias de qualquer tipo de agressão a enfermeiros no exercício das suas funções.