A luta pela derrubada dos vetos do Anexo IV da LDO é prioridade em 2024

Publicada em 15 de dezembro de 2023

A diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF) manifesta repúdio aos deputados distritais que se recusaram a votar os vetos ao Anexo IV da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. Infelizmente por 15 votos a 8, os distritais aprovaram pelo adiamento da votação.

A derrubada dos vetos autorizaria o GDF a criar cargos nos órgãos públicos, nomear novos servidores e reajustar salários. E não manter o que prevê a LDO, a contração de apenas 250 enfermeiros.

Já é de conhecimento de todos que a enfermagem está doente. Hoje, o déficit em hospitais é de 1.400 enfermeiros na assistência. A sobrecarga de trabalho pela falta de RH adoeceu 19% dos profissionais de saúde. A pasta registrou 10 mil atestados nos primeiros 4 meses de 2023, segundo matéria do Metrópoles.

Para a entidade é necessária mais nomeações. A saúde vive um caos, com profissionais sofrendo violência física e verbal por conta da falta de atendimento, falta de exames e procedimentos.

A partir de 1º de fevereiro, quando a Câmara Legislativa reiniciar seus trabalhos, a pressão do SindEnfermeiro-DF voltará com força total pela derrubada dos vetos. Este é um grande compromisso de luta de 2024.