Sindicato denuncia situação precária no Hmib: “Ambiente insalubre”

Publicada em 23 de novembro de 2023

A Diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) constatou diversas irregularidades no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) durante vistoria à unidade de saúde, nessa quarta-feira (22/11), e classificou o ambiente como “insalubre”.

Na visita, os fiscais verificaram que o hospital está com o ar-condicionado central do bloco materno infantil em manutenção. Além disso, a situação precária em que se encontra o hospital, segundo a entidade, coloca em risco a vida de pacientes e servidores.

Diretora do SindEnfermeiro-DF, Úrsula Batista afirma que o sindicato havia recebido uma denúncia sobre superaquecimento no Centro Obstétrico e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hmib.

Depois, ao visitarem a unidade de saúde, constataram mais irregularidades. “O ambiente está insalubre”, destacou Úrsula. No centro obstétrico, além do problema com a falta de ar- condicionado, foi necessário abrir um espaço improvisado, com berços aquecidos, para manter vivos os bebês que esperam por vaga na UTI neonatal.

A parte de energia de todo o hospital também é considerada precária; além disso, as paredes do hospital apresentam mofo, e os banheiros estão com azulejos quebrados. “Houve, inclusive, acidentes de trabalho no hospital, na semana passada, em decorrência da precarização da rede elétrica do hospital”, comentou a diretora Nayara Jéssica.

Fonte: Metrópoles