FNE participa de reunião dos Ministérios das Mulheres e do Desenvolvimento e Assistência Social Família e Combate à Fome

Publicada em 8 de novembro de 2023

O Ministério das Mulheres (MM) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) coordenam o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI Cuidados), instituído pelo Decreto nº 11.460/2023 que tem como objetivo a elaboração da Política e do Plano Nacional de Cuidados.

A representante da FNE, suplente do conselho Fiscal, Ursula Nepomoceno e diretora administrativa do SindEnfermeiro-DF, esteve na tarde do dia 07/11/2023 junto com outras mulheres, dirigentes das centrais sindicais de todo Brasil participando da roda de conversa e diálogo que tem como objetivo debater e integrar a contribuição de diferentes segmentos da sociedade sobre o acúmulo do GTI de cuidado, nestes seis meses de trabalho, para a elaboração da política e do plano.

O Governo Federal abriu, na segunda-feira (30/10), uma consulta pública e um formulário eletrônico para ouvir a sociedade, disponível até o dia 15 de dezembro, a consulta pública amplia a discussão sobre o tema, assegurando a participação da sociedade na construção do marco conceitual e na elaboração do documento guia para as ações.

Segundo a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva, vários países têm desenvolvido políticas de cuidados.
“Esperamos, através desta consulta pública, fortalecer o diálogo com diversos segmentos da sociedade para que a Política Nacional de Cuidados responda efetivamente às demandas e necessidades da população brasileira em toda a sua diversidade”, completou Laís Abramo, secretária nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e combate à Fome