TV SindEnfermeiro faz um panorama da saúde do trabalhador do DF e dos servidores do GDF

Publicada em 26 de setembro de 2023

A 9ª edição do TV SindEnfermeiro foi ao ar ontem, 25, às 20h, e debateu sobre a saúde do trabalhador, do servidor do Governo do Distrito Federal (GDF) e dos enfermeiros e enfermeiras da Secretaria de Saúde (SEE), a função do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Governo do Distrito Federal (CEREST), e os canais de denúncia de condições de trabalho.

O Centro é uma instituição voltada para a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores no Distrito Federal. O órgão oferece serviços de assistência, capacitação e suporte técnico para profissionais de saúde e trabalhadores que enfrentam riscos ocupacionais. Seu objetivo principal é prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, garantindo um ambiente laboral mais saudável para todos. Há também a função de investigar se certas questões e condições de trabalho despertam doenças nos profissionais.

19% da enfermagem está adoecida, e os principais problemas estão relacionados ao dia a dia do trabalho da categoria, que por si só já é bastante estressante. Outros quesitos ligados ao esgotamento dos profissionais são as condições dos locais de trabalho, a baixa remuneração e a responsabilidade que os enfermeiros e enfermeiras carregam nas costas.

Para saber mais, assista ao programa na integra: