Nomeia Já!

Publicada em 20 de setembro de 2023

Hoje, às 9h30, o Palácio do Buriti foi palco de um ato pela saúde pública do DF. Cerca de 100 pessoas e a direção do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF), se uniram em uma manifestação para pedir a nomeação dos aprovados em concursos públicos. Esta mobilização representa um grito de socorro diante da crise iminente na saúde pública, que enfrenta um cenário alarmante, com a falta de enfermeiros(as) atingindo níveis críticos. Com um déficit de mil vagas e o término dos contratos temporários, a população passa por longos tempos de espera por atendimento e revoltada com a precariedade e a demora no atendimento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) agride o enfermeiro (a).

A Crise Atual:

A crise na saúde é real e não pode mais ser ignorada. Os contratos temporários que, de certa forma, aliviavam a carência de profissionais enfermeiros, foram encerrados recentemente, exacerbando o já preocupante déficit de servidores. A boa notícia é que existem concursos públicos vigentes, com cinco mil de aprovados, prontos para atuar e aliviar essa sobrecarga.

A Solução:

Chamamos a atenção das autoridades para a urgência dessa situação. A convocação dos aprovados é a única medida capaz de sanar esse déficit e proporcionar um atendimento de qualidade à população. É um passo vital para proteger a categoria e garantir que eles possam exercer suas funções com segurança.

Violência contra Profissionais de Saúde:

Não podemos ignorar o fato de que a falta de servidores contribui para a demora no atendimento, resultando em um aumento significativo da violência contra enfermeiros. No último ano, os casos de agressões aumentaram em 13%, de acordo com dados da PCDF.

Conclusão:

A situação é crítica, mas a ação é possível. Junte-se a nós nessa luta pela Saúde Pública digna, pela proteção dos enfermeiros e pela garantia de um atendimento de qualidade para todos. Compartilhe essa causa e faça parte dessa mudança!