Falta de mil enfermeiros em hospitais públicos ameaça pacientes no DF

Publicada em 1 de setembro de 2023

Faltam mil enfermeiros nos hospitais públicos no Distrito Federal, aponta o Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiro-DF). O órgão alerta ainda que, com o fim dos contratos temporários, previsto para o próximo domingo (3/9), o déficit e o risco de colapso no atendimento ficarão maiores.

Pelas contas do sindicato, 98 enfermeiros de 40 horas vão deixar as equipes dos hospitais públicos a partir da próxima semana.

Segundo memorando de 11 de agosto, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) opera com déficit de 2.312 horas semanais da carreira de enfermeiros e de 6.261 horas semanais da carreira de técnicos de enfermagem.

O hospital tem 27 enfermeiros contratados temporariamente que deverão deixar os plantões nos próximos dias. E o problema ameaça outras unidades da rede pública.

“A saúde pública do DF está à beira do colapso. A falta de profissionais compromete seriamente a capacidade de atender aos pacientes com a qualidade e segurança”, afirmou o presidente do SindEnfermeiro, Jorge Henrique.

Segundo ele, o problema é ainda mais grave, pois há também déficit de enfermeiros nas unidades básicas de saúde (UBS). De acordo com a instituição, atualmente, a cobertura de estratégia de Saúde da Família é de apenas 60%.

Concurso esquecido

Enquanto faltam enfermeiros, aproximadamente 5 mil candidatos aprovados no último concurso público para enfermeiro aguardam convocação.

Para o sindicato, no momento, a maior urgência é a nomeação de enfermeiros generalistas para cobrir as vagas nos hospitais. Trata-se, precisamente, do grupo pré-selecionado no concurso em aberto.

“A nomeação dos enfermeiros aprovados no concurso de 2022 é imprescindível para garantir a assistência à saúde da população do DF. O déficit de pessoal nos hospitais acaba levando ao fechamento de leitos, lentidão dos atendimentos nas emergências, colocando em risco a vida da população. E se temos concurso vigente, não há por que manter essa situação como está”, comentou a diretora de comunicação do SindEnfermeiro, Nayara Jéssica.

Outro lado

Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde. Por nota, a pasta confirmou o déficit e o concursos em aberto. Mas não informou se fará nomeações e negou a existência de contratos temporários.

Leia a nota completa:

A Secretaria de Saúde informa que há concurso efetivo vigente para o cargo, conforme Edital de abertura nº 14 de 25/03/2022, publicado no DODF Ed. Extra nº 24 – A, de 25/03/2022, cujo resultado final foi publicado no DODF nº 166, de 01/09/2022 e homologado em 23/09/2022, com validade até 23/09/2024, podendo ser prorrogado uma única vez, o qual foram ofertadas 101 vagas imediatas.

Até o momento foram nomeados 241 profissionais, conforme DODF nº 27, de 07/02/2023 e DODF Extra nº 36-A, de 13/04/2023. Restando, ainda, 5273 candidatos em cadastro reserva.

A pasta esclarece que não há contrato temporário vigente ou em andamento.
O déficit atual, para o cargo de ENFERMEIRO, é de 1061 servidores de 20h.

Fonte: Metrópoles