Estamos prontos para falar de violência de gênero e você?

Publicada em 30 de agosto de 2023

O Tv SindEnfermeiro do mês de agosto falou sobre a violência de gênero e o papel do enfermeiro e da enfermeira na assistência às mulheres vítimas de violência e o trabalho da enfermagem forense, que desempenha um papel fundamental na coleta de evidências médicas, prestação de cuidados de saúde a vítimas de crimes, análise de lesões e colaboração com profissionais jurídicos e de segurança para investigar casos criminais e situações de violência. Os profissionais da área aplicam conhecimentos clínicos para avaliar ferimentos, coletar amostras, fornecer depoimentos especializados em tribunais e ajudar a garantir a justiça em questões legais relacionadas à saúde.

O tema está em evidencia e merece destaque pelo Sindicato dos Enfermeiros, porque na semana passada ocorreu o 25º feminicídio no DF. Vale lembrar, que ano passado tivemos 24 crimes desse tipo.  O Brasil é o 5º país em morte violentas de mulheres em todo o mundo, sendo 66% das mulheres que morreram negras. E, 84% dos profissionais de enfermagem são mulheres.

Para falar sobre o assunto, o TV SindEnfermeiro recebeu a enfermeira forense Marília Perdigão.

Marília Perdigão Freire Ferro – Enfermeira Ativista Política – Pós-graduada em Saúde Pública e da Saúde da Família. Enfermeira Forense fundadora da Liga Nacional da Enfermagem Forense, Professora de Pós graduação, cursos para concursos, técnicos na área de saúde. Professora da SEDF, Coordenadora HFA – Hospital das Forças Armadas. Palestrante Nacional. Lifestyle business é
a idealizadora do Cuidado e Enfermagem Singular- plano de cuidados na promoção à saúde e longevidade que soma comunicação não violenta a práticas Integrativas e bem viver.

Assista ao programa na íntegra