Elevando a Saúde Feminina com Inovação

Publicada em 17 de agosto de 2023

Hoje é um dia de comemoração com o lançamento do 1º curso “Habilitação para Inserção de DIU de Cobre por Enfermeiros(as): Promovendo um Acesso Seguro à Contracepção”. Esta iniciativa inovadora é resultado da colaboração entre a Aben-DF e a Brazil Foundation, com um valioso apoio do Sindicato dos Enfermeiros do DF.

Durante dois dias de intensa aprendizagem no auditótio do Sindicato, os (as) enfermeiros(as) estão sendo capacitados com habilidades essenciais para realizar a inserção do DIU com total segurança.

Curso de capacitação de enfermeiros e enfermeiras do SUS para inserção de DIU

A entidade acredita que este curso terá um impacto profundamente positivo na saúde e no bem-estar da comunidade. A capacitação não apenas amplia o acesso a métodos contraceptivos altamente eficazes, mas também agiliza processo, empodera as mulheres com informações abrangentes, e alivia a demanda nos serviços de saúde reprodutiva.

A diretora, Nayara Jéssica, uma das mentes por trás desse projeto inovador, destaca a importância de expandir os cuidados de saúde reprodutiva, especialmente porque nossos enfermeiros(as) são a linha de frente na assistência à saúde das mulheres pelo SUS.

Diretora Nayara Jéssica ministrando o curso

Durante a inauguração do curso, a Dra. Fabiane Fonseca, da COAPS, enfatizou a prioridade de garantir acesso eficaz à atenção primária para o planejamento familiar. E isso começa com o treinamento adequado dos profissionais de saúde.

Doutora Fabiane Fonseca durante a abertura do curso

Juntos, estamos construindo um futuro mais saudável e empoderado.