Nota de repúdio

Publicada em 20 de julho de 2023

O Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF) vem, por meio dessa nota, mais uma vez, repudiar a violência sofrida pela enfermagem. Nossa categoria, além de sofrer com salários baixos e ter péssimas condições de trabalho, ainda é humilhada com frequência. Hoje (20) uma técnica de enfermagem sofreu uma tentativa de homicídio por uma paciente portando uma faca e uma tesoura.

A jovem de 20 anos foi presa em flagrante pela Polícia Militar (PMDF), após tentar matar uma técnica de enfermagem e ferir um segurança, na Unidade Básica de Saúde 12 (UBS12), em Samambaia, no Distrito Federal. A paciente ficou furiosa em razão da suposta demora em receber a aplicação de um contraceptivo.

No mês passado, a mulher já tinha feito ameaças a técnica de enfermagem também pela demora no atendimento. Na semana passada, uma enfermeira foi vítima de racismo por uma paciente, também agoniada para ser atendida.

Estes episódios de violência precisam acabar. Nossa categoria está cansada e adoecida. As agressões físicas e as verbais trazem efeitos negativos à saúde dos trabalhadores como tristeza, raiva, desapontamento, medo, e perda da satisfação com o trabalho.

As agressões no ambiente de trabalho resultam na baixa autoestima, gera depressão, gera ansiedade e gera também a falta de motivação, além claro de outros distúrbios emocionais, que comprometem a eficácia profissional.

Estas situações de violência são reflexo, também, da precarização do trabalho, caracterizada pela falta de profissionais, refletindo, assim na assistência à população.
São necessárias iniciativas de prevenção da violência, como ações educativas; segurança para as profissionais que sofreram violência; e responsabilização dos agressores.

Basta de violência contra a enfermagem!

O Sindicato alerta que a agressão aos profissionais de saúde no ambiente de trabalho, não agilizará nenhum atendimento. E a enfermeira ou o enfermeiro não podem fazer nada para agilizar o seu atendimento. Existe um protocolo de atendimento que precisa ser seguido.