Enfermeiros do DF estarão presente em ato do dia 29

Publicada em 22 de março de 2023

As enfermeiras e os enfermeiros vão aderir ao ato nacional do dia 29 de março em defesa do pagamento do Piso Nacional de Enfermagem. Esta foi a decisão da categoria durante assembleia para deliberar sobre a participação na mobilização convocada pelo Fórum Nacional da Enfermagem.

O ato será realizado na Praça das Bandeiras, na Espanada dos Ministérios, que fica em frente ao Congresso Nacional, com concentração a partir das 10h. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), Jorge Henrique, explica que virão caravanas de todo o Brasil exigir celeridade do governo para assinar a Medida Provisória do Piso Salarial da Enfermagem. “Não se faz mobilização de forma virtual, infelizmente. A enfermagem tem que mostrar a sua força e a união neste momento”, disse Jorge Henrique.

A assembleia contou com a participação de 50 enfermeiras e enfermeiros, foi de forma virtual e durou aproximadamente cerca de 1 hora. Durante o encontro, Jorge Henrique aproveitou para atualizar a categoria acerca das últimas notícias sobre o Piso Salarial da Enfermagem e tirar as dúvidas dos sindicalizados presentes.

Um assunto que foi pautado na assembleia foi a recente vitória do SindEnfermeiro-DF na Justiça. A entidade ganhou liminar que obriga o Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH) a orientar os sindicalizados a pagarem o Piso Salarial da Enfermagem, no mês de agosto de 2022, período em que o salário ficou vigente – antes da suspensão realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O SindEnfermeiro-DF lembrou que esta é só uma das ações que a entidade está fazendo para que, finalmente, o piso esteja de fato no contracheque dos profissionais da enfermagem de todo o Brasil.