SindEnfermeiro se reúne com representantes do DF para discutir decreto de devolução de servidores do IGES

Publicada em 9 de fevereiro de 2023

O diretor executivo do SindEnfermeiro-DF, Márcio da Mata, na manhã de hoje (9/2), participou da reunião sobre o decreto número 44.207 de 7 de fevereiro de 2023, que trata sobre a situação dos servidores da Secretaria de Saúde do DF cedidos ao Instituto Gestão Estratégica do DF (IGES-DF) e altera para o decreto número 44.207 de 7 de fevereiro de 2023.

A reunião foi sobre o retorno dos servidores do quadro de pessoal da Secretaria de Saúde , que se encontram desempenhando suas atividades funcionais no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde .

O decreto número 44.207 de 7 de fevereiro de 2023 estabelece alterações no decreto número 44.207 de 7 de fevereiro de 2022, especificamente nos serviços de especialidades prestados nas unidades de saúde que compõem o IGES-DF e no que diz respeito à residência médica e multidisciplinar.

Durante a reunião foi resolvido que, por força deste decreto, será formado um grupo de trabalho para elaboração de relatório fundamentado com cronograma de retorno gradual e planejado destes profissionais, para que não haja desassistência na prestação de serviços de saúde.

O diretor Márcio da Mata frisou a necessidade de haver um tempo adequado para que estas alterações, caso necessárias, sejam feitas. Para ele, deve haver um estudo detalhado do investimento previsto e aplicado no IGES-DF, uma vez que tais servidores cedidos possuem vínculos com a instituição que trabalham e desempenham, na maioria dos casos, funções especializadas das quais dependem dos usuários cobertos por estas estruturas de saúde, sendo portanto imprescindível a presença destes nas unidades e a não permanência deles, implica diretamente na diminuição da qualidade do serviço prestado.

Portanto, esta ação de mudança intempestiva dos servidores pode não significar a solução de eventuais problemas de ordem econômica financeira do IGES, sendo necessária a participação ativa dos Sindicatos e Conselhos de Saúde no ambiente desta discussão para que haja uma deliberação adequada e que contemple de forma satisfatória os trabalhadores envolvidos e as comunidades assistidas por estas instituições de saúde.

O encontro contou com a participação da deputada Dayse Amarílio, da governadora do DF em exercício, Celina Leão, do deputado Jorge Viana, do líder do governo Robério Negreiros e representantes do Sindate-DF.

O SindEnfermeiro, agora, estará atento e fará atualizações sobre o caso.