SindEnfermeiro realiza primeira assembleia com enfermeiros do IGES para debater ACT

Publicada em 21 de outubro de 2022

Na tarde de ontem (20), o SindEnfermeiro-DF realizou assembleia extraordinária híbrida – presencial e por meio da plataforma Zoom – com os enfermeiros do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (IGESDF). O objetivo foi de iniciar as discussões sobre o novo acordo coletivo que será válido para o ano base de 2023.

Os diretores Rangel Fernandes e Marcela Vilarim foram os responsáveis por conduzir os trabalhos da assembleia e apresentarem a proposta inicial do instituto, com o auxílio do departamento jurídico do sindicato – e com a abertura das discussões a cargo do presidente em exercício do sindicato, Jorge Henrique.

Em votação, os presentes manifestaram por unanimidade o desejo de vincular a carga horária de 36 horas ao pagamento dos valores previstos no Piso Salarial – R$ 4.750 para enfermeiros, bem como a manutenção das cláusulas sociais, do reajuste mínimo de 2,5% sem prejuízo de outra porcentagem maior a ser aplicado por demais categorias, caso haja, o estabelecimento da data-base de vigência a partir de 1º de outubro, entre outros.

Nos próximos dias, o SindEnfermeiro vai apresentar ao IGESDF as propostas feitas pela categoria durante as discussões e ouvir as contrapropostas – que serão levadas junto aos profissionais em nova assembleia. Por isso, é de suma importância que haja uma participação maior dos enfermeiros do instituto nas discussões sobre o ACT.