Piso Salarial: Enfermagem do DF faz manifestação contra decisão do STF na Rodoviária

Publicada em 6 de setembro de 2022

Fotos: Pedro Vinícius/ASCOM SindEnfermeiro-DF

Na tarde de ontem (05), a Rodoviária do Plano Piloto foi palco da manifestação das enfermeiras e enfermeiros do DF contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu o piso nacional da categoria.

Organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), o ato reuniu centenas de trabalhadores da enfermagem – que empunharam cartazes, balões e faixas com o objetivo de chamar atenção para a demanda histórica da categoria, visto que o piso salarial da enfermagem foi aprovado após anos de luta e suor desses trabalhadores essenciais para a saúde do Brasil.

O ato teve início por volta de 18 horas, e ocupou inicialmente a área próxima ao BRT, onde os trabalhadores e demais participantes do ato – entre candidatos a cargos eletivos e movimentos sociais – tiveram direito à fala. Logo após, os presentes ocuparam as escadarias de acesso à plataforma superior, e durante mais de uma hora manifestaram em alto e bom tom o descontentamento com a decisão do STF.

Enfermagem não vai desistir

Para o presidente em exercício, Jorge Henrique, a manifestação de hoje é histórica. “A enfermagem do DF se levantou e saiu às ruas de Brasília em um ato muito importante. Conversamos com a população sobre a necessidade do apoio ao piso salarial da enfermagem, mostrando que a decisão do ministro Barroso é um escracho pois sinaliza claramente a favor dos interesses dos empresários e lobistas da saúde.”, destacou Jorge.

Ainda segundo Jorge, “os trabalhadores conquistaram através da lei o piso salarial e nesse momento não temos o reconhecimento do STF. Não vamos sair das ruas até o piso ser aplicado efetivamente no DF e em todo o território brasileiro, para que a gente conquiste definitivamente essa vitória”.

Suspensão do Piso

A decisão cautelar do ministro Luís Roberto Barroso foi concedida nesse domingo (4) no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.222. O ministro deu prazo de 60 dias para que entes públicos e privados da área de saúde informem o impacto financeiro do piso salarial, assim como os riscos para a empregabilidade na área e a possibilidade de eventual redução na qualidade dos serviços prestados na rede de saúde.

A importância do ato

A diretora do SindEnfermeiro, Ursula Nepomoceno, destacou a importância política do ato para a enfermagem brasileira como um todo. “A enfermagem acordou. Nós não vamos mais aceitar ser escravos. O sucateamento do SUS e que os grandes empresários lucrem com o nosso sangue e suor. O piso é nosso!”, destacou.

O diretor Marcio da Mata ressaltou, durante o ato, que foram os trabalhadores da saúde – sobretudo da enfermagem – os responsáveis por enfrentar a pandemia e salvar milhares de vidas quando ainda não havia sequer perspectiva de um imunizante para a doença.

“O piso salarial representa o reconhecimento de uma categoria que passou os últimos dois anos enfrentando uma pandemia onde no início, ninguém sabia o que ia acontecer. E é por essas pessoas que estamos lutando, pois elas merecem valorização e a condição de poder dar às suas famílias o mínimo necessário a uma vida digna”, afirmou.

Movimentações do SindEnfermeiro

O sindicato está atento a todos os passos do Piso Salarial da categoria, e vai realizar nesta terça (06), às 20 horas, uma live para esclarecer as principais dúvidas dos profissionais sobre a suspensão e falar sobre os impactos negativos da decisão, entre outros pontos.

Já na quinta (08), o SindEnfermeiro convoca a categoria a participar de assembleia geral virtual para decidir, entre outros pontos, sobre a possibilidade de um movimento grevista.