Presidente licenciada do SindEnfermeiro-DF anuncia candidatura à CLDF

Publicada em 1 de agosto de 2022

A agora presidente licenciada do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), Dayse Amarílio, anunciou ontem (31) que será candidata a uma vaga na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nas eleições gerais de outubro.

Com isso, a vaga anteriormente ocupada pela enfermeira na diretoria do sindicato será representada pelo secretário-geral da entidade, Jorge Henrique – que agora responde efetivamente como presidente do SindEnfermeiro.

Durante os seis anos em que liderou o sindicato, Dayse foi fundamental para o resgate do poder de mobilização da entidade, e participou ativamente de conquistas históricas para a categoria – como a aprovação do Piso Salarial da Enfermagem no Congresso Nacional e a conquista do reajuste salarial para os enfermeiros da SES-DF – pendente desde 2015.

As lutas se somaram durante o período, como a oposição ferrenha às chamadas “organizações sociais da saúde ou OSs” e a criação do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (IGESDF). Na ocasião, Dayse destacou que o futuro instituto certamente seria um cabide de empregos e centro de desvio de recursos – e o prognóstico acabou se cumprindo com as denúncias que vieram a público durante a pandemia.

Outro momento importante de Dayse à frente da entidade foi liderando as mobilizações realizadas durante a crise do coronavírus – em especial a histórica manifestação de 1º de maio de 2020, que acabou sendo o ponto de partida para a criação do PL 2564.

No âmbito do sindicato, a gestão liderada por Dayse foi responsável pela maior reformulação da entidade em seus 41 anos de existência – através de ações que foram desde a reforma completa da sede para melhor atender aos enfermeiros, criação dos departamentos jurídico e de comunicação, além de estreitar as relações com outras entidades da enfermagem do DF através da criação da Frente Única da Enfermagem (FUEnf).

Desafio e aprendizado

Em carta aberta aos enfermeiros divulgada no início do mês passado, Dayse destacou a importância da atuação na entidade para a sua formação política.

“Quando me trouxeram a proposta de encabeçar uma chapa para as eleições do sindicato, lá em 2016, a categoria acreditou em mim antes que eu mesma fizesse isso – e me motivaram a aceitar o que até então foi o maior desafio que já enfrentei na vida. E foi no SindEnfermeiro, na luta diária com a categoria, que eu aprendi o que é a política e como ela pode ser usada pra transformar vidas de forma positiva.”

Ainda de acordo com Dayse, “esse será um novo desafio para mim, mas que não é só meu – e sim de toda uma categoria. Meu objetivo é ser uma voz ativa para os enfermeiros na Câmara Legislativa”, completou.