SindEnfermeiro participa da 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ do DF

Publicada em 4 de julho de 2022

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal participou, no último domingo, 03, da 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ do DF. O presidente em exercício, Jorge Henrique, as diretoras Ursula Nepomoceno, Nayara Jéssica, Ana Catarine, e os diretores Ferdinan Lago, Suderlan Sabino e Inaldo Sarmento estiveram no evento e participaram da ação de entrega de preservativos. Além da entrega de preservativos, também foram entregues folhetos com a explicação de métodos preventivos contra o HIV e outras ISTs.

A ação foi uma parceria do SindEnfermeiro com estudantes de enfermagem e centros acadêmicos, e para além do fator informativo, também representou o início de um trabalho de inserção das pautas LGBTQIA+ na esfera de discussões do sindicato.

Nossos 122 Direitos: Conhecer, Efetivar

A edição deste ano da Parada do Orgulho LGBTQIA+ teve como tema central o lema “Nossos 122 Direitos: Conhecer, Efetivar” – em referência ao fato do Brasil ser o segundo país no mundo com mais direitos garantidos para esse segmento da população – 78 em âmbito federal, além de 44 normas distritais.

Intenção é de pautas LGBT cada vez mais presentes

O presidente em exercício do SindEnfermeiro-DF, Jorge Henrique, ressaltou a importância da participação na celebração como marco para um novo momento de atuação do sindicato frente as pautas da população LGBT, inclusive de profissionais da categoria que fazem parte desse segmento ou se identificam com a causa.

“A participação do sindicato na Parada [do Orgulho LGBTQIA+] inaugura, oficialmente, a incorporação do tema pela diretoria do sindicato, e representa o reconhecimento da entidade sobre a necessidade de contribuir para o debate público do tema, seja voltado aos profissionais da categoria ou para os usuários do SUS. Levamos a proposta do trabalho com educação em saúde, mas a intenção é que daqui em diante o sindicato faça um trabalho permanente e cada vez mais abrangente sobre o tema”, pontuou.

Momento de representatividade para os enfermeiros LGBTs

O diretor Suderlan Sabino destacou que ações como esta são fundamentais para reforçar o posicionamento de pluralidade do sindicato – sobretudo aos enfermeiros que são LGBTs – e de combate às opressões sofridas por esta parcela relevante da população.

“A participação do sindicato em uma ação dessa natureza demonstra que o sindicato é plural e todos os grupos de filiados são representados nas suas lutas. ter o sindicato desenvolvendo um trabalho de educação em saúde, de prevenção de doenças e de resistência a qualquer forma de opressão nos deixa muito entusiasmado. Trata-se de uma ação de formação para luta para uma sociedade justa e fraterna”, finalizou.

MAIS: Ouça o podcast “Além da Máscara” com Rangel Fernandes, diretor do SindEnfermeiro e enfermeiro LGBT

O SindEnfermeiro desenvolveu algumas ações durante a semana do orgulho LGBTQIA+, entre elas a participação na Parada do Orgulho em 2022, informativos com foco na saúde desse segmento, além de um episódio especial em nosso podcast “Além da Máscara”.

E no primeiro episódio da 2ª temporada do podcast produzido pelo SindEnfermeiro – apresentamos a história, as vivências, vitórias e obstáculos enfrentados por um homem LGBT na enfermagem: o enfermeiro, professor e pesquisador Rangel Fernandes.