SindEnfermeiro visita HMIB para averiguar problemas na UTI neo-natal

Publicada em 13 de abril de 2022

Na manhã de ontem (12), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) esteve no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) para averiguar as condições gerais da unidade e o trabalho dos enfermeiros. A visita foi motivada pelas recentes denúncias e relatos divulgados pela imprensa que apontam problemas como a superlotação, falta de insumos e déficit de pessoal.

O diretor financeiro Marcio da Mata, a diretora Ursula Nepomoceno e o advogado Inacio Lins representaram o sindicato durante a visita, que foi guiada pela gerência de enfermagem e pelo supervisor da UTI neonatal, e também contou com a presença de membros do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN-DF).

Falta de incubadoras e déficit de servidores

O HMIB é o hospital-referência na rede pública do DF para o acompanhamento neo-natal. Mesmo assim, foi constatado durante a visita que a unidade não possui incubadoras suficientes para atender a demanda de recém-nascidos, assim como também faltam bombas de infusão para aplicar as medicações necessárias.

Outro ponto que chamou atenção diz respeito ao déficit de servidores para a cobertura das escalas, especialmente enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos neonatologistas.

De acordo com Ursula, o sindicato vai enviar à Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) da Secretaria de Saúde (SES-DF) um documento cobrando providências para a lotação e complementação de enfermeiros e técnicos em enfermagem nos quadros da UTI neonatal.

“Nós vamos enviar [para a SUGEP] um ofício apontando para a questão da falta de pessoal que encontramos aqui no HMIB. E também vamos oficiar a SES pois precisamos saber como estão os processos de compra desses insumos, e também a manutenção dos equipamentos como as incubadoras – que são de suma importância para a manutenção das atividades do hospital”, afirmou.

A representante do SindEnfermeiro também apontou a necessidade de contratar novos enfermeiros com urgência para evitar danos ainda maiores à prestação do atendimento no HMIB.

“A falta de profissionais atrapalha ainda mais o atendimento, que já fica prejudicado pela questão dos insumos. Contratar novos enfermeiros e garantir os insumos necessários para a unidade é a única solução para manter o HMIB sempre disponível à população, e com um atendimento de qualidade”, completou.