Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Reestruturação da Carreira: Enfermeiros e Especialistas aceitam nova proposta do GDF

Publicada em 29 de março de 2022

Enfermeiros e Especialistas participaram na manhã desta terça-feira (29) de uma Assembleia Geral na frente do Palácio do Buriti para tratar da reestruturação da carreira das duas categorias. Mais de 700 trabalhadores pressionaram o GDF a apresentar uma nova proposta de readequação salarial às categorias.

A movimentação de hoje foi a continuação da assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF) e pela Associação dos Especialistas em Saúde do DF (AES-DF) que se reuniram para votar a primeira proposta pelo Executivo aos trabalhadores. Na ocasião, a proposta feita pelo GDF foi negada pelas duas categorias.

Nova proposta do GDF

         Após intensa movimentação dos trabalhadores, que chegaram a fechar o Eixo Monumental por alguns minutos, o Governo aceitou receber representantes dos Enfermeiros e dos Especialistas. Após várias horas de negociação, a proposta do Executivo foi de um aumento de 15,07%. Esse valor é referente à 9,5% negociado com o GDF e  5,57% da 3ª parcela, que já estava garantida.


A proposta foi apresentada aos trabalhadores e as duas categorias votaram separadamente e aceitaram por unanimidade o valor negociado com o Executivo.

          De acordo com a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, os bastidores da negociação foram muito intensos. “Nós iniciamos uma negociação há 20 dias atrás sem perspectiva nenhuma. Hoje nós já tínhamos uma proposta final, mas com muita dificuldade conseguimos um incremento nessa proposta”, destaca Dayse.

          “A nossa luta não fica por aqui. É uma sinalização. O governador – Ibaneis – disse que é uma sinalização para que haja uma equiparação e uma correção dessa injustiça. Agora iremos para a Câmara para retificar essa vitória inicial para os Enfermeiros e para os Especialistas”, finaliza Dayse.

Dia histórico para os trabalhadores

           Jorge Henrique, secretário-geral do sindicato, classificou como vitória histórica a movimentação feita pelos Enfermeiros e Especialistas. “Há nove anos lutamos pela equiparação com os odontólogos. Essa luta tão difícil nesse momento de pandemia e crise social significa que o Governo conseguiu olhar com sensibilidade para as categorias da saúde”, aponta Jorge.

          “Esse é um reconhecimento para o trabalho dos Enfermeiros e dos Especialistas e a luta não para por aqui. Mesmo com esse reajuste que nós ganhamos, iremos continuar na luta para chegarmos a tão sonhada equiparação salarial com os odontólogos”, completa Jorge.

Próximos passos

 Para entrar em vigor, o Executivo precisa encaminhar o reajuste para que a Câmara Legislativa do DF aprecie o texto e vote. Enfermeiros e Especialistas seguiram para a CLDF afim de pressionar e mostrar a força das categorias para os parlamentares.

**Acompanhe nossas redes sociais para saber as próximas atualizações sobre o reajuste.