Em assembleia, SindEnfermeiro debate movimentações pela reestruturação com categoria

Publicada em 8 de março de 2022

Na noite de ontem (07), o Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro) realizou assembleia geral extraordinária para debater com a categoria sobre as propostas de mobilização pela reestruturação da carreira de enfermeiro. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, realizado no Clube da Saúde.

A presidente Dayse Amarílio, o secretário-geral Jorge Henrique, e os diretores Marcio da Mata e Ursula Nepomoceno conduziram a assembleia, e apresentaram aos enfermeiros presentes uma retrospectiva das ações desenvolvidas pelo sindicato em prol da reestruturação – incluindo as deliberações feitas durante a reunião de ontem com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e as cúpulas da Secretaria de Saúde (SES) e Instituto de Gestão Estratégica da Saúde.

Os enfermeiros também puderam conhecer a campanha de mobilização pela reestruturação capitaneada pelo SindEnfermeiro. Com o lema “Igualdade para aqueles que fazem a diferença na saúde”, o objetivo é de sensibilizar a sociedade e o governo para a importância de valorização da categoria – através de atos presenciais, mobilizações em redes sociais, camisetas, bottoms e outros recursos. Os presentes aprovaram por unanimidade a realização da campanha.

Outro ponto deliberado foi a possibilidade de realizar uma nova assembleia em cerca de 10 dias – prazo dado pelo GDF para a apresentação dos estudos de viabilidade da reestruturação. Em votação, os enfermeiros participantes também aprovaram a proposta por unanimidade.

Também foi convocado um ato no próximo dia 16 de março, às 9h30, no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), pela reestruturação. Mais informações serão divulgadas em breve.

Mobilização precisa ser massiva, diz Dayse

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, avaliou como positivo o saldo geral da assembleia, mas chamou a atenção para a baixa adesão da categoria nas discussões que envolvem a reestruturação.

“Apesar da relevância do tema e da oportunidade de ampliarmos as discussões, a participação ainda foi abaixo do potencial de luta que a nossa categoria tem, e isso me preocupa pois queremos sensibilizar a população – e o governador para a nossa causa, mas sem a adesão massiva dos enfermeiros a nossa missão se torna ainda mais difícil”, afirmou.

Apesar da adesão abaixo do desejado, segundo Dayse, a assembleia foi muito importante para que fossem apresentados todos os aspectos relacionados ao projeto da reestruturação – discutindo inclusive a necessidade de levar a importância da reestruturação ao conhecimento da população.

“Um dos pontos-chave do nosso debate foi a necessidade de mobilizar também a população, especialmente aquelas pessoas que dependem diretamente dos serviços do SUS, mostrando que a valorização do enfermeiro é fundamental para a melhoria da assistência”, apontou.

O secretário-geral Jorge Henrique endossou a fala da presidente sobre a importância de participação da categoria nas discussões sobre a reestruturação, e ressaltou que os enfermeiros devem ficar atentos aos chamados do sindicato para assembleias e outros debates sobre o tema.

“A assembleia foi muito importante para ratificar o compromisso da categoria com a reestruturação. Continuem mobilizados e convoquem mais pessoas para fazer parte do movimento, pois só assim vamos conseguir sensibilizar o GDF e a população para a importância de valorizar os enfermeiros”, pontuou.

Por fim, a representante do SindEnfermeiro faz um apelo à categoria:

“Despertem! Entendam que quem constrói um sindicato e a luta é cada um de vocês, enfermeiras e enfermeiros. Não podemos ficar sendo mobilizadores de WhatsApp, reclamando que nada acontece e esperando por um milagre. Somente lutando juntos é que vamos ser protagonistas da nossa própria história e mudar os rumos da enfermagem!”, finalizou.