Enfermagem Cidadã: SindEnfermeiro entrega donativos arrecadados em campanha à Creche Alecrim, na Estrutural

Publicada em 24 de fevereiro de 2022

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) realizou ontem (23) a entrega das doações – brinquedos e cestas básicas – coletadas durante a campanha “Natal Solidário” para a Creche Alecrim – iniciativa sem fins lucrativos que atende gratuitamente cerca de 80 crianças na Cidade Estrutural.

A arrecadação de donativos para doações a instituições de caridade e assistência sem fins lucrativos é realizada todos os anos pelo SindEnfermeiro, com o objetivo de reforçar a função social que é um dos alicerces da luta sindical.

Iniciativa surgiu para evitar presença infantil em lixão

A Creche Alecrim surgiu pela iniciativa da ex-catadora de recicláveis Maria de Jesus, que ao se ver obrigada a abandonar o trabalho no aterro, passou a abrigar os filhos de outras colegas catadoras em sua própria casa, de forma voluntária, para evitar que as crianças ficassem expostas ao ambiente insalubre imposto pelo grande volume de resíduos.

Hoje, a creche possui 15 voluntários e atende mais de 100 crianças entre 0 a 5 anos. Com a desativação do aterro, em 2017, passou a priorizar o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo para as crianças de 0 a 5 anos um ambiente agradável para o crescimento dos pequenos, com brincadeiras e outras atividades – além da alimentação e cuidado oferecidos gratuitamente.

“A creche nasceu diante da necessidade da comunidade, e desde que começamos [o trabalho] o objetivo é de fortalecer ainda mais esse vínculo com as famílias e mostrar a importância de continuarem abraçando o nosso projeto. Nosso trabalho é totalmente voluntário, e precisamos muito desse apoio para continuar atendendo às crianças carentes da cidade enquanto as mães estão trabalhando”, contou Maria de Jesus, fundadora da Creche Alecrim.

Saiba como ajudar a Creche Alecrim

A creche fica localizada na Quadra 01, Conjunto 04, Lote 01 – Setor de Oficinas da Cidade Estrutural e recebe vários tipos de donativos – desde alimentos a brinquedos e roupas, que são usados na manutenção das atividades do espaço. De acordo com Maria de Jesus, os voluntários também podem se deslocar até o doador para fazer o recolhimento.

Para maiores informações sobre a creche e contato, acesse o site crechealecrim.wordpress.com ou ligue para o telefone (61) 3465-6055/(61) 3465-6005.