SindEnfermeiro se reúne com a SES para discutir novo texto para a Circular 02/2022 e reedição da Portaria 77

Publicada em 21 de fevereiro de 2022

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) se reuniram na manhã desta segunda-feira, 21, para discutir a Circular nº 02/2022. A Pasta recebeu prontamente a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, e o diretor Márcio da Mata, após a série de mobilizações feitas pela diretoria do sindicato no decorrer do final de semana.

A reunião contou com a presença do chefe de gabinete, Helder Rego, do subsecretário de Gestão de Pessoas da SES, Evillásio Ramos e da diretora de enfermagem da SES, Maria Leonor Góis.

Na reunião, SES e SindEnfermeiro pactuaram a necessidade do documento trazer a segurança da permanência tanto dos enfermeiros generalistas quanto a necessidade de uma lotação adequada dos enfermeiros de Estratégia em Saúde da Família. Uma vez que existe um grande vazio assistencial, necessidade de salas de acolhimento, garantia de índice de segurança técnica, treinamento e salas de vacina.
Apenas o trabalho conjunto de todos os enfermeiros é que vai fortalecer a Atenção Primária em Saúde, que ainda necessita de muito recursos humanos. De acordo com a Pasta, a reedição da circular acontecerá ainda hoje (21).

Reedição da Portaria 77

Outra pauta da reunião desta manhã foi a reedição da Portaria 77. De acordo com a Pasta, por um erro de digitação foi suprimido o termo “enfermeiro” no texto do documento. A SES firmou o compromisso de lançar uma reedição da portaria em edição extraordinária do Diário Oficial do DF (DODF) hoje, ou na edição amanhã (22) do DODF.

Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro, pede que todos enfermeiros da APS sejam eles generalistas ou ESF se unam. “É importante que todos nós estejamos juntos, porque somos um só. Nosso desejo é que estejamos onde somos capacitados para estar e fazendo a transformação que só a APS pode fazer.”, destacou Dayse.

“Nós temos um projeto de resgate da Comissão de Atenção Primária do SindEnfermeiro, que ficou paralisada por conta da pandemia. É necessária haja unidade, para que pensando e lutando juntos por uma pauta maior: nossa reestruturação.”, finalizou Dayse.