SindEnfermeiro vai ao Hospital de Base discutir ACT com enfermeiros do IGESDF

Publicada em 10 de fevereiro de 2022

Na manhã de hoje (10), o Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF) foi ao Hospital de Base para se reunir com a categoria e discutir os termos do Acordo Coletivo de Trabalho dos enfermeiros do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (IGESDF) – que se encontra suspenso desde setembro de 2020.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, participou do encontro – que também reuniu o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado Rafael Prudente (MDB), a presidente interina do IGESDF, Mariela Souza de Jesus, a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, e o subsecretário de Gestão de Pessoas (SUGEP) da SES-DF, Evilásio Sousa Ramos.

Além de debater com a categoria sobre o acordo, o SindEnfermeiro também abriu espaço para receber novas filiações e tirar dúvidas da categoria através do departamento jurídico do sindicato.

Trabalhadores não podem mais esperar

A presidente Dayse Amarílio ressaltou a importância de avançar nas tratativas sobre o ACT, visto que os enfermeiros estão há mais de um ano e meio sem um novo documento – o que gera ainda mais insegurança no ponto de vista trabalhista.

“A nossa luta aqui é por um direito. Os trabalhadores do IGES merecem [o acordo] e não podem esperar mais. Estamos desde 2020 nesta batalha, e com todas as situações ocorridas não só no instituto nesse período, além da pandemia, as negociações ficaram ainda mais difíceis. Mas temos a certeza que hoje foi dado um passo importante para que finalmente o acordo dos enfermeiros seja aprovado”, afirmou.

Para Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde-DF, a união entre as entidades na luta pelo acordo coletivo dos enfermeiros do IGES é mais uma demonstração de força da categoria. A representante da entidade também reforçou que o encontro foi positivo no sentido de que, finalmente, as negociações vão poder avançar.

“Hoje mostramos mais uma vez que juntos podemos atender melhor as demandas do trabalhador, e a categoria sabe que suas reinvindicações estão compiladas no acordo coletivo para atender as demandas. Na próxima semana retornaremos à discussão cláusula por cláusula do acordo, mas temos a palavra do presidente da CLDF de que buscará os recursos e da presidente do Iges de que o acordo será assinado”, afirmou.

Presidente da CLDF se compromete a buscar solução definitiva

Quem também esteve na reunião de hoje foi o deputado distrital Rafael Prudente (MDB), presidente da Câmara Legislativa do DF. O parlamentar conversou com enfermeiros e firmou compromisso de auxiliar nas tratativas para a aprovação do ACT.

Categoria espera por fim do impasse

A enfermeira do IGESDF Thais Catarina, que participou da reunião, também lembrou da importância do acordo coletivo para a categoria. Segundo ela, a presença do sindicato é fundamental nesse processo para fazer com que as demandas dos enfermeiros sejam ouvidas e levadas para discussão junto à gestão.

“Eu observo diariamente a luta da nossa categoria pela aprovação desse acordo, e toda a dificuldade enfrentada nas negociações, e espero que agora a gente finalmente possa ter o acordo. O papel do sindicato tem sido muito importante nesse processo, já que serve a nós como um apoio, ajudando inclusive os enfermeiros a entenderem qual é o seu poder de negociação”, afirmou.