SindEnfermeiro flagra UBS alagada no P. Sul em visitas à região Oeste de saúde

Publicada em 3 de fevereiro de 2022

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) esteve na manhã de hoje (03) na Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 17 do Setor P. Sul, em Ceilândia, para realizar as visitas programadas de entrega dos kits para a região Oeste. Na chegada ao local, a equipe do SindEnfermeiro constatou que a unidade estava interditada devido ao alagamento ocasionado pela chuva que atingiu a cidade nesta manhã.

Os danos se estenderam por quase todo o teto da unidade, que ficou com água acumulada e diversos pontos de infiltração, inclusive com água escorrendo através das lâmpadas de iluminação.

A diretora Ursula Nepomoceno registrou em vídeo a situação encontrada na unidade. De acordo com informações fornecidas por um servidor da SES que estava no local, o problema foi originado por entupimento nas calhas e canos do telhado. “A impressão que deu é que as calhas e canos que fazem o escoamento do telhado nunca haviam passado por uma limpeza desde a inauguração da unidade”, afirmou.

O atendimento da unidade precisou ser suspenso e redirecionado para outras UBSs. A vacinação infantil passou a ser feita na UBS 2, e os atendimentos gerais nas UBSs 6 e 9 de Ceilândia.

Ursula também ressaltou que, apesar da unidade ser nova, o problema da falta de manutenção em hospitais e unidades básicas é uma constante em grande parte da rede pública, e pede para que a Secretaria de Saúde reforce os reparos preventivos necessários ao funcionamento das unidades.

“Sugerimos que a SES avalie os contratos de manutenção das unidades de saúde do DF. Apesar dessa UBS ser relativamente nova e não apresentar outros problemas estruturais, a realidade encontrada em outros locais é bem pior. Temos unidades construídas há mais de 40 anos que necessitam urgentemente de reparos, não só para atender melhor os pacientes como para garantir condições mínimas de trabalho às equipes”, finalizou.