Assembleia Ordinária elege Comissão Eleitoral para eleições do SindEnfermeiro-DF

Publicada em 28 de janeiro de 2022

Na noite da última quinta-feira, 27, foi eleita a Comissão Eleitoral que estará à frente da organização do processo eleitoral para gerir o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF). A votação aconteceu por meio da convocação de Assembleia Ordinária com a categoria. De acordo com o Estatuto do SindEnfermeiro, três enfermeiros sindicalizados serão os responsáveis por coordenar todo o processo do pleito.

Cerca de 100 profissionais estiveram na assembleia e escolherem três dos quatro enfermeiros que se candidatam às vagas da comissão eleitoral. Os candidatos foram as enfermeiras Luciene Corado Guedes, Luciana Gonçalves da Silva Guimarães, Maria Arindelita Neves de Arruda e o enfermeiro Thiago Pessoa Alves. Cada um teve três minutos para defender sua candidatura, ao final os enfermeiros presentes puderam escolher até três entre os quatro candidatos.

Participação da categoria

Para Dayse Amarílio, presidente do SindEnfermeiro, o número de pessoas na assembleia mostra o compromisso da categoria com o sindicato. “A assembleia mostra a força do nosso sindicato como entidade, independente da gestão de um grupo e também o zelo que temos que ter para com ele a fim de avançarmos”, destacou Dayse.

De acordo com o secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, a participação expressiva da categoria na assembleia é reflexo da importância do sindicato como instrumento de luta dos enfermeiros do DF. “Isso expressa o caráter transparente e democrático da atual gestão. Um sindicato forte se faz com a participação ativa dos trabalhadores.”, afirmou Jorge.

Assembleia como instrumento de democracia e transparência

Para Karoline Souza, enfermeira sindicalizada, a assembleia é um momento de democracia e transparência em processos eleitorais pelos quais o sindicato irá passar. “Estar ali acompanhado de perto todo o processo faz com que a categoria se sinta mais abraçada pelo SindEnfermeiro. Esse processo nos mostra que o sindicato para além da diretoria ou dos trabalhadores da instituição, somos nós! Participar desse momento faz com que a gente perceba a importância de construirmos uma instituição cada vez mais transparente.”, finalizou.
Ao todo 99 enfermeiros sindicalizados votaram para escolher os três representantes. As candidatas Maria Arindelita Neves de Arruda, Luciana Gonçalves da Silva Guimarães e Luciene Curado Guedes receberam 87 votos cada uma e foram eleitas.