SindEnfermeiro faz visitas de fiscalização e entrega de kits em unidades de saúde da SES

Publicada em 14 de janeiro de 2022

O SindEnfermeiro iniciou o ano de 2022 a todo vapor. E nesta semana, o sindicato deu início a uma série de visitas em todas as regiões de saúde do Distrito Federal para realizar a entrega dos kits 2022 aos enfermeiros filiados nas unidades.

Mas as visitas também têm como objetivo dar voz à categoria e ouvir suas demandas, averiguar as condições de trabalho, além de aproximar o sindicato da sua base – levando serviços como atendimento jurídico e possibilitando novas filiações. E nesta sexta (14), não foi diferente.

A presidente Dayse Amarílio, o secretário-geral Jorge Henrique e a diretora Ursula Nepomoceno estiveram na Administração Central da Secretaria de Saúde (ADMC/SES) para conversar com os enfermeiros e tirar dúvidas sobre questões de interesse da categoria – contando também com a participação das gerências de enfermagem.

Durante a visita, também foram entregues os Kits SindEnfermeiro 2022 aos enfermeiros filiados.

Fiscalização

Mas as ações desenvolvidas pelo sindicato neste início de ano não estão restritas às visitas aos enfermeiros – e as fiscalizações das condições de trabalho nas unidades de saúde do DF vão continuar durante todo o ano de 2022.

E entre os dias 05 e 13 de janeiro (ontem), o diretor Adriano Limírio esteve nas Unidades de Pronto Atendimento das regiões de saúde Sudoeste (Recanto das Emas, Samambaia) e Oeste (Ceilândia) para averiguar as condições gerais da unidade e de atendimento aos servidores.

Num panorama geral, a situação encontrada não é nenhuma novidade para quem vive o dia a dia das unidades de saúde da rede pública: falta de investimentos, afastamentos por motivo de doença, falta de recursos materiais e humanos e a necessidade de oferecer maior autonomia aos enfermeiros.

As visitas de fiscalização se estenderão durante todo o ano de 2022, e são fundamentais para que o SindEnfermeiro possa chamar a atenção da Secretaria de Saúde e dos órgãos de controle para a melhoria na qualidade de assistência à população e nas condições de trabalho dos enfermeiros, que estão sobrecarregados e adoecendo.