VITÓRIA PARA OS SERVIDORES: SES anuncia formação de comissão para concurso de remoção em 2022

Publicada em 3 de dezembro de 2021

Os servidores efetivos da Secretaria de Saúde do DF que desejam solicitar a remoção terão uma nova chance em 2022. Foi publicada ontem (02) no Diário Oficial do DF (DODF) a ordem de serviço para formação da Comissão Especial que vai concluir o edital do Concurso de Remoção da SES no próximo ano.

Para a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, a formação da comissão é uma vitória para os servidores da Saúde, e ressalta que este também era um desejo antigo tanto do sindicato quanto da própria SUGEP – visto que o concurso de remoção é um passo importante para dar mais transparência ao processo.

“É uma vitória muito importante para os servidores da Saúde, e é importante ressaltar que sempre houve uma sinalização positiva por parte da Subsecretária de Gestão de Pessoal [Silene Quitéria] e da SES. A ajuda do [dep. distrital] Reginaldo [Veras] (PDT-DF), que colocou a pauta como compromisso de mandato, também foi fundamental para que a comissão fosse aprovada. O concurso de remoção dá maior transparência aos que desejam ser remanejados sem precisar de alguém que o indique”.

Ainda de acordo com Dayse, as remoções também permitem à Secretaria rever a distribuição do efetivo de profissionais e diminuir as distorções, pois “existem lugares onde há um inchaço de servidores, ao mesmo passo em que outros locais não têm o efetivo mínimo para execução correta das atividades”.

Para que servem os concursos de remoção?

Os concursos de remoção da Secretaria de Saúde têm o intuito de possibilitar aos servidores a troca da regional em que estão alocados, sem a necessidade de indicações ou outros processos administrativos. Com a formação da comissão especial, os membros têm até 60 dias – prorrogáveis por mais 60 para instituir o edital do concurso.