“Reestruturação JÁ!” enfermeiros fazem mobilização no Buriti

Publicada em 10 de novembro de 2021

O SindEnfermeiro-DF organizou na manhã desta quarta-feira,10, a primeira mobilização da campanha “Reestruturação JÁ!” que visa reformular a carreira dos enfermeiros da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF). O ato aconteceu em frente ao Palácio do Buriti e contou com dezenas de enfermeiros. Segurando placas e faixas, a categoria pedia valorização e que o governador olhasse pelos trabalhadores.

Participação da categoria

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, avalia o ato como muito importante para a movimentação, mas destaca a necessidade de participação massiva categoria diante da importância do tema. “Esperamos que a pactuação com a categoria seja feita e que nós possamos estimular uma adesão ainda maior dos enfermeiros. A hora é agora. O sindicato somos nós e não podemos pensar em uma mobilização sem a categoria. As estratégias têm sido feitas, mas a construção do movimento é coletiva”, afirma Dayse.

Categoria com o menor vencimento

A intenção da campanha é que uma injustiça histórica com enfermeiras e enfermeiros da SESDF seja regularizada. De acordo com o secretário-geral do SindEnfermeiro-DF, Jorge Henrique, “os enfermeiros são a categoria da Secretaria de Saúde do que têm o menor salário entre as carreiras de nível superior, por isso, a reestruturação pode corrigir essa injustiça com a categoria”.

“Os enfermeiros protagonizaram ações essenciais à população durante a pandemia de covid19, desde a assistência a pacientes nas UTIs até a coordenação e execução das campanhas de vacinação, que hoje são responsáveis pela redução da transmissão e do número de mortes de covid. A reestruturação da carreira valoriza a categoria e possibilita que esses profissionais ofereçam uma assistência de maior qualidade para a população”, finaliza Jorge.