Vitória para os servidores do GDF: CLDF derruba vetos da LDO

Publicada em 27 de outubro de 2021

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na última terça-feira, 26, por maioria absoluta (16 votos a favor e nenhum contra) a derrubada do veto do Executivo ao artigo 56 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Com isso, fica garantido o pagamento da última parcela do reajuste salarial dos enfermeiros e de todos os outros servidores da GDF.

Com a derrubada do veto é possível ajustar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 e viabilizar o pagamento da terceira parcela em abril do ano que vem. Para o pagamento se concretizar, o governo precisa agora enviar um aditivo ao projeto de lei orçamentária que está tramitando na CLDF e a expectativa é de que a matéria chegue até a próxima semana.

Os enfermeiros, os professores e os trabalhadores da assistência social tiveram um papel muito importante, pois encheram a galeria da CLDF para pressionar os parlamentares a derrubarem o veto do Executivo. Para a presidente Dayse Amarílio destacou que “vamos acompanhar o aditivo, mas a derrubada do veto foi muito importante mas a nossa luta continua, especialmente para a reestruturação da carreira de enfermeiro”.

Mobilizações para a reestruturação da carreira

Também na tarde desta terça-feira, Dayse Amarílio, o diretor do sindicato, Marcio da Mata e alguns enfermeiros foram recebidos pelo distrital Cláudio Abrantes para tratar da reestruturação da carreira de enfermeiro da Secretaria de Saúde e de mais nomeações dos enfermeiros aprovados no concurso de 2018 da SES-DF.

De acordo com a presidente Dayse, o parlamentar que  faz parte da base governista e é um grande interlocutor com o Executivo, apadrinhou e abraçou as demandas dos enfermeiros. “Essa atitude representa um grande avanço rumo à reestruturação da nossa carreira. É muito importante saber que a categoria pode contar com o empenho e com o apoio de um parlamentar tão importante”, destacou Dayse.

A reunião com o deputado Cláudio Abrantes representa uma vitória muito significativa para a enfermagem do Distrito Federal. O SindEnfermeiro continua nas tratativas para que ocorram mais nomeações de enfermeiros aprovados no certame de 2018, além das mobilizações nacionais para a aprovação do piso salarial nacional e da regulamentação da jornada de trabalho da nossa categoria.