Em assembleia, enfermeiros discutem mobilizações pela reestruturação da carreira e equiparação salarial

Publicada em 15 de outubro de 2021

Na noite de ontem (14), o SindEnfermeiro-DF realizou assembleia geral com a categoria para debater e reforçar a importância de mobilização da categoria quanto à reestruturação da carreira de enfermeiro na Secretaria de Saúde (SES-DF), assim como a equiparação salarial dos enfermeiros com os odontólogos.

Cerca de 100 pessoas participaram do encontro virtual, conduzido pela presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, o secretário-geral da entidade, Jorge Henrique, e a diretora Ursula Nepomoceno.

O encontro serviu como base para as deliberações que serão de fato tomadas na próxima segunda-feira (18), em nova assembleia a ser realizada no mesmo horário, e também por meio virtual, reforçando pautas como a formação de comissões para acompanhar os desdobramentos de questões de interesse da categoria, e a pactuação de mobilização pela equiparação salarial.

Além de retificar as pautas discutidas na assembleia de ontem, o novo chamamento busca atender aos profissionais que não puderam acompanhar os debates por razões diversas, bem como aqueles que enfrentaram dificuldades de acesso após a plataforma atingir a lotação máxima disponível no momento.

Enfermeiros lutam para corrigir discrepâncias

O secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, ressaltou a força de mobilização dos enfermeiros pela reestruturação da carreira, tendo em vista a boa adesão à assembleia, e lembrou que a atuação da enfermagem no combate ao coronavírus reforçou ainda mais a necessidade de valorização da categoria.

“A assembleia mostrou que os enfermeiros estão mobilizados para conquistar a reestruturação da carreira e corrigir as discrepâncias entre os profissionais de nível superior na SES. É uma bandeira histórica e uma questão de justiça, pois os enfermeiros são essenciais para a saúde pública do DF, e estão desenvolvendo um papel muito importante na pandemia – inclusive liderando a campanha de vacinação contra o coronavírus. Valorizar a enfermagem é também fortalecer o SUS e democratizar o acesso da população à saúde”, afirmou.

Informações sobre a assembleia

A assembleia sobre a reestruturação das carreiras da enfermagem e a equiparação salarial será no dia 18 de outubro (segunda-feira), com início às 19 horas – através da plataforma virtual Zoom.