VACINA: Dose de reforço contra Covid para profissionais da Saúde inicia hoje; veja os locais

Publicada em 6 de outubro de 2021

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) deu início nesta quarta (06) à aplicação da dose de reforço da vacina contra o coronavírus para os profissionais de saúde que atuam nas redes pública e privada do DF. O imunizante aplicado será o da Pfizer/BioNTech, independente da marca utilizada nas duas primeiras doses.

Para receber a vacina, os trabalhadores precisam ter tomado a segunda dose até o dia 31 de março deste ano com qualquer um dos imunizantes disponibilizados à época, e devem procurar uma das 41 unidades de saúde onde a aplicação será realizada tanto para os profissionais da rede pública como privada (veja locais abaixo), com os seguintes documentos:

– Documento de identificação com foto (identidade, CNH)

– Cartão de vacinação ou comprovante de imunização emitido pelo ConectaSUS

– Comprovante de vínculo como trabalhador da Saúde (crachá funcional, contracheque, carteira de conselho profissional da categoria)

Os profissionais que atuam nos hospitais públicos e UBSs podem se imunizar na própria unidade de lotação, desde que a mesma tenha sala de vacinas. Caso contrário, o interessado pode procurar uma das UBSs da sua região de atuação onde a vacina esteja disponível – procedimento que também deve ser adotado pelos trabalhadores da atenção secundária.

Já os profissionais da Administração Central da Secretaria de Saúde (ADMC), Complexo Regulador, SAMU, Parque de Apoio, Hemocentro, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Instituto de Cardiologia (ICDF), hospitais de Apoio e São Vicente de Paulo devem procurar um dos 41 postos de vacinação.

Em setembro, SindEnfermeiro enviou ofício à SES pedindo 3ª dose para trabalhadores

O início da vacinação com a dose de reforço para os trabalhadores da saúde atende à solicitação enviada pelo SindEnfermeiro-DF no final de setembro para o Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

No ofício, o sindicato solicitou maiores informações sobre a 3ª dose de imunizantes para os enfermeiros do Distrito Federal, e pediu maior celeridade no reforço da imunização dos trabalhadores – em resposta à alta na disseminação da variante Delta do coronavírus e o elevado risco de infecção pelo contato direto com contaminados.

Confira os locais de vacinação:

Foto: SES-DF/Reprodução

Com informações da Agência Saúde