Alunos e professores se reúnem para debater resultados da pesquisa sobre práticas de Enfermagem na APS

Publicada em 21 de setembro de 2021

Na manhã do último sábado (18), os alunos e professores participantes da pesquisa “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde” se reuniram no Parque da Cidade Sarah Kubitschek para realizar os debates finais a respeito da coleta de dados para a pesquisa. O diretor do SindEnfermeiro, Suderlan Sabino, participou do encontro – que também contou com a presença da coordenadora nacional da pesquisa, Profª. Fátima Sousa.

A iniciativa, idealizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e conselhos técnicos de saúde, busca traçar um perfil do profissional de Enfermagem no Brasil e compreender as dinâmicas de trabalho, cenários de atuação e práticas profissionais, através de questionários virtuais e entrevistas presenciais realizadas nas unidades de saúde com os enfermeiros durante o último ano.

As respostas serão utilizadas para fins de conhecimento científico, além de auxiliar na elaboração de políticas que venham a nortear futuramente a atuação de enfermeiros em todo o Brasil.