SindEnfermeiro, parlamentares e entidades de classe se reúnem para a criação do Fórum pela vida

Publicada em 3 de setembro de 2021

Na tarde da última quinta-feira, 03, o Sindicato dos Enfermeiro dos Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) foi sede de uma reunião entre diretores do SindEnfermeiro, representante de parlamentares, Conselho de Saúde do DF, entidades sindicais e com o deputado distrital Leandro Grass. O objetivo do encontro foi a criação da Fórum Pela Vida, iniciativa coletiva de agentes da sociedade que estão lutando para que a CPI do IGES seja instaurada na Câmara Legislativa do DF.

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, a situação da saúde no DF é insustentável. “O IGESDF é um câncer que está crescendo descontroladamente e a nossa preocupação é com o impacto disso no orçamento que ele de uma saúde de qualidade para a população. Estamos preocupados com o sustento da própria SESDF. Faltam serviços, outros são fechados, escândalos de corrupção e a dívida que gira em torno de 370 milhões”, destaca.

Luta pela instauração da CPI do IGES

De acordo com Dayse, além do esforço para que a CPI seja instaurada pela CLDF, o Fórum Pela Vida quer entender o que está acontecendo com o instituto. “A intenção é fazer isso de forma ordenada e conjunta. A primeira reunião aconteceu ontem e a iniciativa será ampliada para outras instituições fora da saúde, porque a gente entende que o problema não é apenas da saúde, mas para toda a sociedade do Distrito Federal”, ressalta Dayse.

As ações do fórum serão voltadas para sensibilizar os trabalhadores do que está acontecendo e o que pode acontecer com a SES, com a população que está sem os serviços, além de sensibilizar os deputados que ainda não se juntaram à essa luta.