SindEnfermeiro vai a Planaltina para averiguar condições em postos de vacinação e entrega mais de 200 capotes em UBSs da cidade

Publicada em 26 de agosto de 2021

Na tarde de hoje (26), o Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF) foi à Planaltina para visitar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 4 e 18 – localizada no Ginásio Poliesportivo da cidade, para avaliar o cumprimento dos fluxos de trabalho e o andamento da imunização.

A visita nos dois centros de vacinação da cidade teve como objetivo averiguar as condições de trabalho. Além disso, foram entregues mais de 200 capotes às unidades – sendo 100 para a UBS 4 e 145 para a UBS 18.

UBS 4 enfrenta problemas na triagem de pacientes com sintomas respiratórios

Durante a visita na UBS 4, onde o sindicato esteve representado pelas diretoras Ursula Nepomoceno e Nayara Jessica, foram constatados problemas na infraestrutura da área destinada à triagem dos pacientes com suspeita de Covid. Segundo Ursula, “não há nenhuma janela no local, além de ser separada da emergência apenas por uma porta”.

Outro ponto que chamou atenção foram os recorrentes relatos de profissionais que estão recebendo as informações sobre suas escalas de trabalho por meios informais, como WhatsApp, e fora dos horários preestabelecidos de trabalho, até mesmo poucas horas antes do turno em que o profissional foi convocado a trabalhar – fator que além de gerar insegurança por ser feito fora dos meios oficiais (SEI, por exemplo), tem prejudicado o atendimento em outras unidades da região, já que há deslocamento de profissionais e por consequência, o desfalque nas equipes.

A avaliação completa da visita na unidade será feita em relatório a ser produzido pelo sindicato, e posteriormente encaminhado aos órgãos competentes para as providências cabíveis.

Doação de capotes para equipes

Além das visitas de caráter fiscalizatório, o SindEnfermeiro também realizou a doação de 245 capotes descartáveis para as duas unidades, já que em ambas foi constatado o déficit do material – fundamental na proteção dos profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes infectados pelo coronavírus.

Na UBS 18, onde foram entregues 145 unidades, o diretor do sindicato Cleber Neves foi o responsável por acolher as doações, já que atua no local.