SindEnfermeiro marca presença na 2ª Marcha da Enfermagem do DF

Publicada em 17 de agosto de 2021

Nem o calor e a seca de Brasília foram capazes de desanimar os mais de 500 profissionais de enfermagem que participaram da 2ª Marcha da Enfermagem do DF. A manifestação aconteceu na manhã desta terça-feira (17), na Esplanada dos Ministérios e contou com a presença de trabalhadores de vários estados do Brasil, parlamentares e sindicatos.

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) foi um dos organizadores da marcha. O principal intuito da manifestação foi chamar a atenção dos senadores para a aprovação do PL2564/2020.

Mobilizações não vão parar!

De acordo com a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, as mobilizações vão continuar, mas é preciso também ter “força política” no governo. “É necessário que os parlamentares falem por nós, que eles nos representem realmente! É preciso ter uma negociação direta com o governo. Também é necessário o apoio da população para que possamos sensibilizar os políticos da necessidade da aprovação do PL”.

“Investir na enfermagem é trazer uma qualidade na assistência e segurança para os pacientes. Nós temos o direito de que haja a votação, se algum parlamentar quiser votar não, que ele assuma essa postura no plenário. Essa é uma responsabilidade do Parlamento com a sociedade”, finalizou Dayse.

Confira a linha cronológica de uma luta que já dura mais de 50 anos

1955: Primeiro projeto que regulamenta o exercício profissional da Enfermagem é sancionado pelo então presidente Café Filho. Mas o artigo que tratava da jornada semanal de 30 horas foi vetado.

1980: 25 anos depois, a primeira proposta de jornada semanal de 30 horas para a Enfermagem, com o projeto de autoria do então deputado Nelson Gibson. Mas, sem piso salarial.

1983: O último ditador do Brasil, João Figueiredo, disse não ao projeto de regulamentação da jornada de trabalho. Segundo ele, não havia “justificativa técnica, física ou mental” para sancionar o projeto.

1991: Novo projeto das 30 horas apresentado pelo então deputado Jurandyr Paixão.

1995: Ex-presidente FHC veta integralmente a proposta do parlamentar.

2000: A quarta tentativa, e a primeira a prever a mudança do piso salarial da Enfermagem – o PL 2295/2000, de autoria do então senador e hoje deputado Mauro Nazif.

2020: Dois projetos pelo piso salarial e 30h são protocolados na Câmara e Senado, sendo uma delas o PL 2564, de autoria do senador Fabiano Contarato.