SindEnfermeiro participa de ato conjunto de entidades do funcionalismo público contra a PEC 32

Publicada em 4 de agosto de 2021

Na tarde de hoje (03), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou de ato na Esplanada dos Ministérios contra a aprovação da Reforma Administrativa proposta do Governo Federal, que retira uma série de direitos e garantias dos servidores públicos e abre margem para o sucateamento e extinção de mecanismos fundamentais para o Brasil, como o Sistema Único de Saúde (SUS).

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, o secretário-geral Jorge Henrique e a diretora Ursula Nepomoceno representaram a entidade na mobilização, que contou com a participação de centrais sindicais, entidades representativas dos servidores de áreas como saúde e segurança pública, além dos líderes de movimentos de base e trabalhadores.

Para Dayse, a PEC 32 tem como único objetivo enfraquecer o servidor público e seu poder de mobilização, transformando o funcionalismo num comércio de cargos e favorecendo a corrupção.

“A reforma administrativa não tem como objetivo de melhorar os serviços de saude, muito pelo contrário. O objetivo é de entregar a saúde para a iniciativa privada, e toda vez que essa responsabilidade foi passada ao setor privado, o que se viu foi apenas corrupção. Por isso, devemos dizer não ao desmonte do SUS e a essa PEC que significa o golpe final contra o trabalhador do serviço público”, afirmou.

Já o secretário-geral do sindicato afirma que “a PEC vem para acabar com o serviço público, e piorar ainda mais as condições da saúde em nosso país. Além disso, sabemos que a “reforma administrativa” de Bolsonaro e Paulo Guedes é entregar a direção dos serviços públicos aos seus amigos e familiares”, pontuou Jorge.