Variante Delta no DF: o que o SindEnfermeiro defende?

Publicada em 29 de julho de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem por meio desta nota expressar sua preocupação com a disseminação da variante Delta do novo coronavírus no DF e solicitar um posicionamento do Comitê de Vacinação da Secretaria de Saúde.

Identificada inicialmente na Índia, a nova variante é altamente contagiosa, de acordo com estudos, uma pessoa contaminada com essa nova versão pode contaminar outras quatro. Levantamentos apontam que a nova linhagem do coronavírus é a que tem maior circulação em diversos países da Europa e nos Estados Unidos.

A preocupação do SindEnfermeiro se dá por conta do relaxamento nas medidas de distanciamento adotadas no início da pandemia, do alto índice de contágio da nova variante e pelo surto ocorrido no Hospital de Apoio de Brasília, resultando na morte de uma funcionária. O sindicato lamenta profundamente o falecimento da trabalhadora do Hospital de Apoio e presta condolências à família.

Diante dessa situação, o Sindicato dos Enfermeiros encaminhará um ofício à Secretaria de Saúde solicitando um posicionamento da Pasta a respeito das medidas que devem ser adotadas diante da situação que o DF está prestes a enfrentar: uma possível 3ª onda causada pela variante Delta.

Por mais que o Distrito Federal tenha atingindo uma estabilidade nas mortes e nas infecções por covid, a linhagem Delta é extremamente preocupante. A falta de celeridade na vacinação da população somada ao relaxamento nas medidas de isolamento e o surto da variante Delta são ingredientes para uma tragédia ainda maior no DF.

O SindEnfermeiro reitera a importância do embasamento científico e técnico no planejamento de medidas de enfrentamento à pandemia. É importante retomar as medidas de distanciamento social, fazer vigilância epidemiológica efetiva com acompanhamento dos casos e dos contactantes, para assim diminuir a circulação do vírus e evitar mutações virais como a que aconteceu na linhagem Delta.

O sindicato ressalta também sua preocupação com a população e com os profissionais que estão na linha de frente e se coloca à disposição para construir estratégias afim de vencer essa batalha.