Rede Privada: convenção coletiva 2020/2021

Publicada em 28 de julho de 2021

Após diversas tratativas e depois de muita negociação, o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal e o Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casa de Saúde e Clínicas (SBH) assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021.

O acordo foi resultado de uma longa negociação, o documento, com vigência retroativa entre 1º de junho de 2021 e 31 de agosto de 2021, estabelece o reajuste salarial para a categoria referente a data base 2020/2021. Foi estabelecido que os empregadores concederão, a título de reajuste, o percentual de 3 % (três por cento) sobre o piso salarial da categoria, bem como o reajuste de 3% para todos os enfermeiros que ganham acima do piso salarial.

Outro ponto que merece atenção é em relação ao vale refeição, que teve um reajuste de 5,4% (cinco vírgula quatro porcento), passando de R$ 18,50 (dezoito reais e cinquenta centavos) para R$ 19,50 (dezenove reais e cinquenta centavos).

Pagamentos retroativos

O pagamento do reajuste será feito de forma retroativa, de junho a agosto de 2021. O prazo para que os empregadores efetuem o pagamento será até o dia 31 de agosto, data que marca o fim da vigência da convenção coletiva.

A partir do dia 1º setembro começarão as novas negociações entre SindEnfermeiro e sindicato patronal para a convenção coletiva de 2021/2022.

Convenção aprovada em assembleia

No último dia 12, o SindEnfermeiro realizou assembleia virtual com os enfermeiros da rede privada para tratar da proposta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Mediada pelo secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, a reunião contou com a presença de diretores do sindicato e enfermeiros da rede privada.

Na conversa com os trabalhadores, Jorge Henrique relatou a dificuldade de negociação com o sindicato patronal, que na primeira tentativa, apresentou a proposta de não conceder reajustes aos trabalhadores, o que na época foi rejeitado pelos enfermeiros em assembleia. Ao todo, foram três tentativas de acordos que contemplassem os profissionais que ganhavam o piso e acima do valor.

3ª contraproposta

Após a audiência entre SindEnfermeiro, Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas (SBH) e Ministério Público do Trabalho que aconteceu em 15 de julho, o sindicato patronal encaminhou a proposta de 3% de aumento para os enfermeiros (tanto os que recebem o piso, quanto quem recebe acima do valor), 5,4% de reajuste no valor do vale refeição e a manutenção das cláusulas a antiga CCT.

Para Jorge Henrique, a aprovação da convenção coletiva garante aos enfermeiros direitos estabelecidos pela legislação e reconhece a importância da valorização do profissional através de reajuste salarial. “É importante salientar que ainda estamos muito aquém de um salário digno e justo para a categoria que se dedica a salvar vidas, principalmente nesse período de pandemia”, destacou.

“É a Enfermagem que está 24 horas nas UTI’s, prontos socorros, unidades básicas e na campanha de vacinação prestando assistência à população. Por isso, é tão importante que continuemos lutando pela aprovação do PL 2564/ 20, que estabelece o piso salarial da categoria, pois só dessa forma será feito justiça com a Enfermagem”, finalizou o secretário-geral.

Confira aqui a Convenção Coletiva completa.