Não à PEC 32: entidades se articulam em plenária para combater a Reforma Administrativa

Publicada em 27 de julho de 2021

Na noite da última segunda-feira, 26, sindicatos que representam os servidores públicos do DF e Entorno, parlamentares e centrais sindicais participaram da plenária virtual para traçar estratégias contra a Proposta de Emenda à Constituição 32 (PEC 32) que instaura a Reforma Administrativa no funcionalismo público brasileiro. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO).

Enfermagem na luta

Durante a plenária, o secretário-geral do SindEnfermeiro-DF, Jorge Henrique, representou o sindicato e expôs a situação que os trabalhadores da saúde, em especial os enfermeiros, têm enfrentado. “Foram os servidores públicos da saúde que denunciaram em março de 2020 os interesses escusos na nomeação do até então presidente do IGESDF para ser o secretário de saúde. Nós queríamos alertar que, se deixássemos passar um tipo de situação como essa, nós teríamos um problema muito grande com a Reforma Administrativa”, relembrou Jorge.

“A Reforma Administrativa cria um instrumento para que a saúde, assim como a educação, a cultura e outros setores sejam balcão de negócio para os empresários. Hoje temos mais de 40% da receita do Estado sendo desviada para empresas terceirizadas e vemos o Sistema Único de Saúde perdendo com a Emenda Constitucional 95, que vai se intensificar com a PEC 32”, completou Jorge.

Mobilização geral contra a Reforma Administrativa

A plenária distrital foi a segunda etapa da mobilização geral nacional contra a PEC 32. Nos dias 29 e 30 de julho (quinta e sexta-feira) acontecerá um encontro nacional virtual contra a Reforma Administrativa, além disso, no dia 03 de agosto, as centrais sindicais a nível nacional farão uma mobilização presencial em Brasília contra a PEC 32.

As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo: