Enfermagem mostra sua força e tira do ar vídeo que hipersexualizava enfermeiras

Publicada em 19 de julho de 2021

No último domingo (19), um vídeo postado pela página Mansão Maromba em seu canal do YouTube causou revolta nas trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem. Nele, duas mulheres faziam uma “trollagem” interpretando enfermeiras de forma hipersexualizada.

O vídeo ganhou as redes sociais e logo após isso, enfermeiras, trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem se mobilizaram para denunciar o vídeo e tirá-lo do ar. Uma vez que o vídeo retrata de forma machista e hipersexualizada uma profissão que tem papel fundamental para a saúde no Brasil.

A diretora do SindEnfermeiro-DF, Ursula Nepomuceno, destaca que um dos grandes problemas enfrentados pelas trabalhadoras da enfermagem (enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem) é a erotização da imagem dessas profissionais. “O número casos de assédio que acontecem nos nossos ambientes de trabalho é muito alto. A nossa categoria precisa continuar na luta contra esse tipo de violência contra a mulher”, afirma Ursula.

“É inaceitável esse tipo de comportamento na sociedade, uma vez que esse tipo de conteúdo vulgariza e estigmatiza ainda mais a profissão que tem lutado pela valorização e reconhecimento do nosso papel. Aceitar esse tipo de vídeo é retroceder e aceitar esse tipo de comportamento da sociedade”, finaliza.