Sindicato dos Enfermeiros protocoliza ação contra empresa gestora do Hospital de Campanha da PM

Publicada em 15 de julho de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros dos Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) protocolizou na tarde da última quarta-feira (14) ação civil pública contra a Associação Saúde em Movimento (ASM), empresa responsável pela gestão do Hospital de Campanha da PM. Após três audiências de conciliação entre MPT, SindEnfermeiro e ASM, a empresa tinha se comprometido a pagar os salários em atraso e as multas rescisórias dos enfermeiros, no entanto, a ASM não cumpriu com o acordado.

O contrato da ASM com a Secretaria de Saúde acabou no início de julho. Na época a empresa efetuou o pagamento referente ao mês de maio, no entanto, não houve o pagamento dos salários de junho e da rescisão dos enfermeiros. Segundo a ASM, a SES-DF não efetuou o pagamento final do contrato de prestação de serviços, o que é negado pela Pasta.

Absurdo com a categoria

Para a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, a situação enfrentada pelos trabalhadores beirava o absurdo, já que além da precarização ao qual eram submetidos pela alta carga de trabalho, o não pagamento é inaceitável. “É uma falta de respeito com o trabalhador. Além de ter que enfrentar a precarização diariamente no seu ambiente de trabalho, [os trabalhadores] não receberam nem o básico, que é seu salário”, destacou.

Na ação, o SindEnfermeiro solicitou que a empresa efetue o pagamento da dívida em até 48 horas e não havendo o pagamento, que as contas e bens da empresa sejam bloqueados.