SindEnfermeiro participa de reunião com gestão e enfermeiros do HRPL para debater mudanças nas áreas de repouso do PS

Publicada em 13 de julho de 2021

Na manhã de hoje (13), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) esteve no Hospital Regional de Planaltina (HRPL) para se reunir com a gestão e os enfermeiros da unidade, a fim de buscar soluções para os problemas relatados pelos profissionais nas áreas de descanso e alimentação do pronto socorro constatados durante a última visita do sindicato.

Os diretores Marcio da Mata e Ursula Nepomoceno representaram o sindicato na reunião, que também contou com a participação da diretoria geral e da gerência de enfermagem da unidade.

Enfermeiros temem perder espaço para refeições

Segundo os enfermeiros da unidade, existe a intenção de transferir a copa destinada às equipes do pronto socorro para outro local, sem que a diretoria tenha se reunido previamente com os profissionais para debater a questão.

Os trabalhadores alegam que o local é o único nas dependências do pronto socorro destinado à distribuição das equipes de enfermagem que vão atuar no plantão, reuniões, guarda de pertences, além do descanso e alimentação.

Em relatos documentados em oficio enviado à gestão do hospital via SEI, os enfermeiros também alegam que alguns médicos anestesistas – que repousam em uma sala ao lado da copa – têm praticado assédio moral contra profissionais da equipe de enfermagem, sob a alegação de incômodo com supostos ruídos vindos do local.

Sindicato cumpre papel de mediador nas negociações

“Nós não temos a função de intervir nas decisões internas do hospital. Mas, quando solicitados pelos enfermeiros, temos que cumprir nosso papel de ajudar gestão e trabalhadores a construir um ambiente melhor para todos”, afirmou o diretor Marcio da Mata.

A mesma visão é compartilhada pela diretora Ursula Nepomoceno. “Às vezes, o que prevalece é um olhar pré-concebido sobre o que é o sindicato. Nosso papel é sim ouvir os enfermeiros, mas também estamos aqui para ouvir a gestão. Nós estamos à disposição para os dois lados”, afirmou.

Como encaminhamento da reunião, a diretoria da unidade firmou o compromisso de avaliar as estruturas físicas do hospital, com o objetivo de localizar um novo espaço que possa atender às necessidades dos profissionais do PS, ou optar pela manutenção do espaço atual.