‘Enfermagem doa sangue pela vida’: enfermeiras organizam campanha de doação entre trabalhadores da categoria

Publicada em 7 de julho de 2021

O baixo estoque de sangue no Hemocentro de Brasília, infelizmente, é uma realidade na instituição. Com a pandemia de covid-19, a situação se agravou ainda mais. A ideia da campanha surgiu da iniciativa da enfermagem pernambucana, que realizou uma ação semelhante no estado. Além disso, a campanha faz parte do calendário de mobilização pela aprovação do PL 2564/2020.

Em Brasília, a movimentação foi articulada pelas enfermeiras Lígia Maria e Karine Afonseca. “Nossos colegas de Pernambuco deram o primeiro passo e, compartilhando ideias, resolvemos fazer o mesmo aqui no Distrito Federal. As restrições motivadas pela pandemia reduziram um pouco a disponibilidade dos grupos, mas, ainda assim, foi uma ação grandiosa”, afirma Lígia.

A campanha de doação aconteceu nos dias 05 e 07 de junho. Ao todo, mais de 30 pessoas entre estudantes, técnicos em enfermagem e enfermeiros participaram da corrente do bem. “A enfermagem dá o sangue diariamente pelo exercício de um cuidado de qualidade, que se renova e consolida cotidianamente através do aprimoramento científico resultante da dedicação dos profissionais”, pontua Lígia.

Assistência à população em todos os sentidos

De acordo com o secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, a pandemia de covid-19 deixou a enfermagem em muita evidência. “Muitos pacientes foram internados, muitos deles precisaram de hemotransfusões e a enfermagem como esteve na linha de frente dando assistência à população, viu a necessidade de aumentar os estoques dos bancos de sangue. Por isso, além da assistência, nada mais justo do que nós também fazermos a doação de sangue para ajudar os pacientes que tanto precisam”, destaca Jorge.

“Combinado com isso, mostramos a importância da categoria e reivindicamos uma luta que é antiga e muito necessária – piso salarial e a regulamentação da jornada de trabalho – para que tenhamos dignidade em nossa assistência, já que nos doamos tanto para a população”, finaliza o secretário-geral.

SindEnfermeiro na mobilização

Para a estudante de enfermagem, Ana Paula Costa, a ação organizada pelo grupo mostra a importância da doação de sangue e a visibilidade necessária para a categoria. Segundo ela, a ajuda do sindicato também foi extremamente importante para que a ação acontecesse.

“O SindEnfermeiro vem como uma força para enfermagem ganhar mais visibilidade e a lutar pela conquista dos nossos direitos. Foi uma forma de empática, de mobilizar profissionais a doarem sangue e ajudar aquelas pessoas que mais precisam. Sem contar que é uma forma de chamara a atenção para a aprovação do PL2564”, afirma a estudante.

Como ajudar?

Para doar, basta atender aos seguintes pré-requisitos:

Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião);

Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
Apresentar documento de identificação oficial com foto;
Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar duas horas antes da doação.

Entre no link e confira a lista completa de condições e impedimentos para a doação de sangue