Após denúncia do SindEnfermeiro, MPT convoca gestão de hospitais de campanha a prestar esclarecimentos sobre atrasos de salário

Publicada em 22 de junho de 2021

Foto: Breno Esaki/Agência Brasília

O Ministério Público do Trabalho (MPT-DF) convocou, em despacho realizado na última segunda (20), a Associação Saúde em Movimento (ASM) – responsável pela gestão do hospital de campanha da Polícia Militar, para prestar esclarecimentos sobre o atraso nos salários dos profissionais de enfermagem que atuam na unidade.

O pedido foi realizado após o SindEnfermeiro-DF denunciar ao órgão o atraso nos vencimentos dos trabalhadores – que relatam não ter recebido os salários de abril, maio e junho deste ano. Além disso, no início do mês, a ASM emitiu nota aos colaboradores afirmando que trabalharia para repor os atrasos salariais dos meses anteriores, mas até a presente data nenhum valor foi depositado nas contas.

Com isso, os representantes da associação foram chamados a participar de audiência marcada para a próxima sexta (25), às 14 horas, para que sejam expostos os motivos do atraso, bem como dar uma previsão concreta de quando os valores serão repostos para os trabalhadores.

Para a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, a situação enfrentada pelos trabalhadores beira o absurdo, já que além da precarização ao qual estão submetidos pela alta carga de trabalho, a falta de uma previsão para o pagamento afeta até mesmo a prestação do serviço.

“É uma falta de respeito com o trabalhador. Além de ter que enfrentar a precarização diariamente no seu ambiente de trabalho, [os trabalhadores] não estão recebendo nem o básico, que é seu salário! Alguns profissionais, inclusive, estão deixando de comparecer ao trabalho por não ter dinheiro nem para se locomover”, afirmou.

O SindEnfermeiro-DF reafirma seu compromisso na defesa dos direitos de enfermeiras e enfermeiros em todo o Distrito Federal, e estará acompanhando de perto os desdobramentos do caso até que as irregularidades nos pagamentos dos trabalhadores sejam sanadas.

Confira a íntegra do despacho aqui.

Com informações adicionais do portal Metrópoles