1º CONSENF: Cenários político e sindical no DF e no Brasil são debatidos no congresso

Publicada em 21 de junho de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) realizou entre os dias 17 e 19 de junho o 1º Congresso Sindical dos Enfermeiros do DF. O tema central do evento foi o protagonismo e a valorização da enfermagem durante a pandemia de covid-19.

O congresso aconteceu de maneira virtual e contou com mais de 180 inscritos. Durante dos três dias de eventos, foram discutidos os ajustes fiscais e as reformas durante a pandemia, a saúde e as terceirizações no DF e as lutas nacionais da enfermagem.

Para a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dayse Amarílio, a experiência foi extremamente desafiadora, mas ao mesmo tempo muito construtiva para toda a categoria. “O congresso foi um momento de unificarmos as ideias, politizarmos a categoria e transformar as realidades. O fato de o CONSENF ter sido virtual foi uma coisa incrível, pois estamos em uma pandemia e não poderíamos estar todos reunidos de maneira presencial”, destacou Dayse.

“Esse foi o primeiro Congresso Sindical de muitos. Nos próximos, esperamos que haja um engajamento maior ainda e que possa ser presencial”, finalizou a presidente.

Grupos de debate e trabalhos acadêmicos

Além dos painéis de discussão, o 1º CONSENF contou com grupos de debates sobre temas que giram entorno da enfermagem, da saúde e da sociedade. A ideia foi que os participantes construísses proposições para serem apresentadas no final do evento. Outro ponto alto do congresso, foi a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Estudantes e profissionais da enfermagem puderem expor suas pesquisas para uma banca avaliadora e aos expectadores.

Marco histórico para o SindEnfermeiro

Além de debater questões sobre ajustes ficais, terceirizações, as lutas da enfermagem e as condições de trabalho no contexto da pandemia de covid-19, o 1º CONSENF também tratou da atualização do estatuto do SindEnfermeiro, que datava dos anos 1980.

De acordo com o secretário-geral, Jorge Henrique, o congresso foi um marco histórico para o sindicato e para o Distrito Federal. “O CONSENF foi um evento extremamente necessário, porque refletiu a atuação do SindEnfermeiro no período anterior a pandemia e durante a pandemia, uma vez que o sindicato se mobilizou bastante para a defesa do SUS”, afirmou Jorge.

“Foi muito importante fazermos esse congresso porque a categoria precisa fazer uma síntese dessa dinâmica e das contradições que acontecem no mundo do trabalho, da política, na economia e na saúde. O sindicato vem numa crescente em relação as mobilizações e precisa continuar com um programa bem definido pela categoria, e o CONSENF foi o momento mais propício para esses debates”, completou Jorge Henrique.

O novo estatuto aprovado e os trabalhos científicos estarão disponíveis nos próximos dias no site do SindEnfermeiro-DF.