Nota de Repúdio ao jornalista Claudio Humberto sobre mobilizações da Enfermagem

Publicada em 9 de junho de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), por meio desta nota, vem manifestar seu repúdio sobre as afirmações feitas pelo jornalista Claudio Humberto no programa BandNews Gente Brasília sobre as mobilizações da Enfermagem, na Rádio BandNews FM.

Nosso primeiro questionamento ao jornalista é: você arriscaria sua vida por R$ 2 mil para salvar outras pessoas que sequer conhece? Milhares de enfermeiros fazem isso todos os dias!

Ao contrário do afirmado por Humberto, não são os trabalhadores da “saúde pública” (sic) que vão entrar em greve. A mobilização é apenas da Enfermagem, pois somos a única categoria da saúde que não possui um piso salarial regulamentado, tampouco jornada de trabalho – diferentemente de outros profissionais, que ao longo dos anos conseguiram seu merecido direito sem precisar bater na mesma tecla por mais de três décadas.

Citando apenas os enfermeiros que atuam na rede pública – uma clara tentativa de jogar a população contra a categoria, o jornalista esqueceu-se de se informar sobre a dura realidade dos profissionais da rede privada, que chegam a trabalhar em até três turnos para receber menos do que o piso proposto pelo PL 2564/20, nossa luta maior.

E, mesmo durante a paralisação – que será de apenas 1 hora, as unidades de saúde publicas e privadas, bem como os postos de vacinação, não estarão desassistidos do trabalho dos enfermeiros, já que a legislação prevê uma porcentagem mínima de profissionais que devem continuar em seus postos.

O SindEnfermeiro-DF existe para dar voz e lutar pelas demandas dos enfermeiros, que aprovaram por unanimidade o estado de mobilização que inclui as paralisações do dia 30. Nossa luta não é uma “coisa de pelego, vagabundo e oportunista”, como sugerido por Humberto – que não deveria utilizar de um espaço tão nobre na imprensa para realizar o seu show de ignorância.

A tentativa vazia de desqualificar o trabalho dos sindicatos que representam à Enfermagem nos leva de volta aos tempos sombrios da Ditadura Militar, onde líderes sindicais e trabalhadores eram silenciados, presos e até mortos ao brigarem por seus direitos.

Ao invés de criticar de forma tão suja o movimento, procure saber as reais razões por trás dele, e faça coro a uma Enfermagem mais forte e valorizada! Se a sua preocupação é com a população e a opinião pública, pense que mesmo nas piores condições possíveis, nossa categoria salvou milhões de vidas em todo o país. Com valorização e melhores condições de trabalho, nós podemos fazer ainda mais!

A pandemia mata, e o descaso com a Enfermagem também. São mais de 700 guerreiros mortos em decorrência do coronavírus. Infelizmente o nosso amor pela profissão, sozinha, não paga o cansaço físico mental, a distância da família, o constante risco de vida e outras questões ignoradas em sua infeliz declaração.

Por fim, o SindEnfermeiro ressalta que greve é um direito legítimo de todo trabalhador, e previsto na Constituição. Chantagem de verdade é o que os grandes empresários da saúde e representantes de entidades corporativistas fazem com a Enfermagem.